Portugal ocupa o 7º lugar a nível mundial no Índice Global da Paz (GPI), com uma pontuação de 1,372. Na Europa, Portugal ocupa o 5º lugar, a seguir à Islândia, Irlanda, Áustria e Suíça.
O Índice Global da Paz (GPI) avalia os países em três domínios principais: militarização, segurança social e conflitos internos e internacionais em curso. Portugal destaca-se nestes domínios, ocupando o 2º lugar a nível mundial em militarização, com uma pontuação de 1,224, o que reflete custos militares baixos. No domínio da segurança social, o país obteve uma pontuação de 1,561, indicando um elevado nível de segurança para os seus cidadãos. Além disso, com uma pontuação de 1,181 em conflitos internos e internacionais em curso, Portugal demonstra um estado de paz notável, com muito poucos conflitos internos ou externos.
O Índice Global da Paz, produzido pelo Instituto para a Economia e a Paz (IEP), é a principal medida mundial de paz global. O GPI 2024 classifica 163 países com base em vários indicadores, incluindo os níveis de violência, conflito e militarização. O Índice tem como objetivo apresentar uma análise abrangente, baseada em dados, das tendências da paz, do valor económico da paz e dos fatores que contribuem para sociedades pacíficas.
Voltar
Investimento
Portugal ocupa o 7º lugar no Índice Global da Paz
No contexto europeu Portugal ocupa o 5º lugar.
GPI/AICEP
09 jul. 2024