Portugal vai marcar presença no World Defense Show 2026, que decorre de 8 e 12 de fevereiro em Riade, através da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, que participa no certame com um stand institucional com o objetivo de promover a oferta nacional no setor da defesa e apoiar as empresas portuguesas com interesse no mercado saudita.
Esta participação será complementada por uma missão empresarial, promovendo uma presença nacional integrada e potenciando o contacto direto das empresas portuguesas com decisores, parceiros e entidades locais.
A Arábia Saudita afirma-se como o principal mercado do Golfo e o segundo maior destino das exportações portuguesas na região, logo a seguir aos Emirados Árabes Unidos. O dinamismo económico do país é sustentado por um ambicioso programa de investimentos públicos e privados em projetos estruturantes, como o megaprojeto Neom, e pela realização de grandes eventos internacionais, entre os quais a Expo 2030 e o Campeonato do Mundo de Futebol de 2034.
Em 2024, as exportações portuguesas de bens para a Arábia Saudita atingiram 177,9 milhões de euros, registando um crescimento acumulado de 11,4% face a 2020. Considerando bens e serviços, as exportações totalizaram 282,28 milhões de euros, com um crescimento médio acumulado de 18,5% nos últimos cinco anos. O número de empresas portuguesas exportadoras para este mercado aumentou de forma consistente, passando de 544 em 2020 para 611 em 2023.
O setor da defesa assume particular relevância neste contexto, num país que é atualmente o 5.º maior consumidor mundial de produtos de defesa, refletindo um investimento público elevado e de longo prazo na modernização das suas capacidades militares e na segurança regional.
A 3.ª edição do World Defense Show contará com uma forte participação internacional, incluindo pavilhões nacionais europeus e os principais players globais do setor.
Neste contexto, o World Defense Show assume-se como uma plataforma estratégica para a promoção empresarial, networking e desenvolvimento de parcerias. A Delegação da AICEP em Riade assegura um apoio próximo às empresas portuguesas participantes, contribuindo para uma abordagem estruturada, eficaz e orientada para resultados no mercado saudita.
Conheça as empresas portuguesas participantes no certame.