Para apoiar a internacionalização das PME europeias para a China, o EU SME Centre organiza uma missão empresarial de 13 a 18 de abril de 2026, oferecendo às empresas selecionadas a oportunidade de integrar o pavilhão do EU SME Centre na Hainan Expo, uma das principais feiras de bens de consumo na China.
Durante a Missão Empresarial PME 2026, os participantes terão a oportunidade de promover as suas marcas na Hainan Expo, participar em eventos paralelos e sessões de apresentação empresarial, estabelecer contactos com empresas chinesas e com pares europeus já ativos no mercado chinês, bem como integrar sessões de enquadramento de mercado sobre as mais recentes políticas empresariais na Zona de Comércio Livre de Hainan e em Shenzhen. O programa inclui ainda sessões de matchmaking B2B e visitas a empresas.
O convite à apresentação de candidaturas destina-se a PME, start-ups, clusters e associações setoriais da União Europeia e de países associados ao Programa do Mercado Único, ativas em setores de bens de consumo como alimentação e bebidas, cosmética e cuidados pessoais, têxtil, calçado e vestuário, joalharia e acessórios de moda, produtos para o lar, produtos para bebés e crianças, brinquedos, produtos para animais de estimação, eletrónica de consumo e produtos de saúde e bem-estar. A lista não é exaustiva e outras áreas poderão ser consideradas.
Esta missão é organizada pelo EU SME Centre, uma iniciativa financiada pela União Europeia que presta serviços gratuitos de primeira linha para apoiar a internacionalização das PME no mercado chinês. Podem candidatar-se profissionais que trabalhem para entidades legalmente estabelecidas na União Europeia ou em países participantes no Programa do Mercado Único, com experiência relevante no setor, bom domínio da língua inglesa e disponibilidade para participar em todo o programa. A seleção terá em conta a estratégia da empresa, a experiência prévia com a China, a elegibilidade de acesso ao mercado do produto ou serviço e o perfil profissional do candidato.
A participação na missão é gratuita, sendo todas as atividades incluídas no programa asseguradas pelo EU SME Centre. Os participantes deverão, no entanto, suportar os custos de viagem, alojamento e despesas de estadia na China, sendo disponibilizado apoio na reserva de voos e alojamento, incluindo acesso a ofertas com desconto.