No passado dia 22 de outubro, a Casa do Parlamento recebeu o Game Break, encontro mensal organizado pelo Gaming Hub da Unicorn Factory Lisboa, que nesta edição especial foi coorganizado com a Associação de Produtores de Videojogos Portugueses (APVP).
Realizado na Casa do Parlamento, o evento contou com a presença de mais de 100 participantes ao longo de três horas, reunindo associações, universidades, entidades públicas e estúdios de videojogos de todo o país. Esta sessão representou uma oportunidade única para aproximar a indústria nacional de videojogos dos decisores políticos, promovendo um diálogo aberto sobre o presente e o futuro do setor em Portugal.
O evento incluiu um momento de apresentação da indústria portuguesa de videojogos, onde o Diretor Executivo da APVP destacou o crescimento expressivo do setor. Atualmente, estima-se que existam mais de 160 estúdios ativos em Portugal, com uma faturação conjunta que deverá ultrapassar os 100 milhões de euros em 2024 e um crescimento anual superior a 60% nos últimos cinco anos. Estes números refletem o dinamismo e o potencial económico deste setor.
“Estamos extremamente orgulhosos do que este evento representa para a nossa indústria”, afirmou Diogo Rato, Diretor da Associação Portuguesa de Videojogos (APVP). “Ver estúdios de todo o país reunidos, de Braga ao Algarve, dos Açores à Covilhã, a partilhar o seu trabalho, a dialogar com decisores e a refletir sobre o futuro da nossa indústria foi um marco importante para o trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos com o executivo e com os membros do parlamento.”
Esta edição especial contou com um espaço de exposição que recebeu estúdios de todo o país, incluindo membros da APVP como a Digitality Games que apresentaram os seus mais recentes jogos, bem como os jovens estúdios Barking Beagle Studios e Red Pine Studios que apresentaram o P.I.G.E.O.N. e War Doctor, respetivamente.
A participação de instituições académicas e de investigação como a Universidade Lusófona e o HEI-Lab, o Instituto Superior Técnico e o GAIPS/INESC-ID que apresentaram diversos trabalhos de investigação, bem como de associações do setor como a AEPDV que apresentou o Games in Schools e o Pixels to Policy, e a DeVuego Portugal que trouxe uma plataforma que permite o arquivamento e preservação do património da indústria de videojogos.
Para além do debate e do networking, esta edição do Game Break tinha também outro objetivo. Recolher interesse para criação de instalações imersivas dentro da própria Casa do Parlamento. Estes projetos visam utilizar tecnologias interativas para permitir aos visitantes da Casa do Parlamento explorar o centro interpretativo de forma mais envolvente e acessível.