O mercado foodtech polaco é um dos que tem registado maior crescimento no contexto europeu, na medida em que, em 2022, o valor dos investimentos em startups de foodtech polacas ultrapassou 120 milhões de PLN (aproximadamente 28 milhões de euros), o que
representa um aumento significativo em comparação com os anos anteriores.
Em 2022, a Polónia ocupava o 5º lugar entre os mercados de investimento VC (Venture Capital) que mais cresciam nesta indústria.
• As empresas foodtech polacas concentram-se, sobretudo, em inovações, como substitutos de carne, bebidas funcionais, fast food e agricultura vertical.
• Os consumidores na Polónia estão cada vez mais atentos ao desenvolvimento sustentável e à alimentação saudável.
• Programas de aceleração, como o foodtech.ac, apoiam o desenvolvimento de startups foodtech polacas. Em cinco edições do programa, 25 startups beneficiaram da aceleração, e 8 delas anunciaram rondas de financiamento.
• O mercado polaco de foodtech caracteriza-se por uma forte presença de plataformas estrangeiras de encomenda de comida online, que evoluem atualmente para verdadeiros centros comerciais digitais, alargando a sua oferta a categorias como flores, cosméticos ou produtos OTC2. Paralelamente, o setor é dinamizado por investimentos estrangeiros em produção e tecnologia, incluindo a entrada de startups internacionais especializadas na digitalização da restauração. As multinacionais reforçam também a sua presença industrial no país, com apostas em automação, modernização tecnológica e práticas sustentáveis.
• Apesar do desenvolvimento dinâmico, o mercado foodtech polaco ainda enfrenta desafios, como a necessidade de mais investimentos e desenvolvimento tecnológico. No entanto, as perspetivas para o futuro são promissoras, com um interesse crescente tanto dos consumidores
como dos investidores.
representa um aumento significativo em comparação com os anos anteriores.
Em 2022, a Polónia ocupava o 5º lugar entre os mercados de investimento VC (Venture Capital) que mais cresciam nesta indústria.
• As empresas foodtech polacas concentram-se, sobretudo, em inovações, como substitutos de carne, bebidas funcionais, fast food e agricultura vertical.
• Os consumidores na Polónia estão cada vez mais atentos ao desenvolvimento sustentável e à alimentação saudável.
• Programas de aceleração, como o foodtech.ac, apoiam o desenvolvimento de startups foodtech polacas. Em cinco edições do programa, 25 startups beneficiaram da aceleração, e 8 delas anunciaram rondas de financiamento.
• O mercado polaco de foodtech caracteriza-se por uma forte presença de plataformas estrangeiras de encomenda de comida online, que evoluem atualmente para verdadeiros centros comerciais digitais, alargando a sua oferta a categorias como flores, cosméticos ou produtos OTC2. Paralelamente, o setor é dinamizado por investimentos estrangeiros em produção e tecnologia, incluindo a entrada de startups internacionais especializadas na digitalização da restauração. As multinacionais reforçam também a sua presença industrial no país, com apostas em automação, modernização tecnológica e práticas sustentáveis.
• Apesar do desenvolvimento dinâmico, o mercado foodtech polaco ainda enfrenta desafios, como a necessidade de mais investimentos e desenvolvimento tecnológico. No entanto, as perspetivas para o futuro são promissoras, com um interesse crescente tanto dos consumidores
como dos investidores.