A Alemanha é uma das maiores potências económicas do mundo e um pilar de estabilidade da União Europeia. Em 2024, ultrapassou o Japão, tornando-se a terceira maior economia do mundo em termos do PIB nominal. A sua economia é bastante diversificada, mas destaca-se o setor industrial.
A indústria de defesa desempenha um papel cada vez mais crucial no desenvolvimento económico da Alemanha, sendo a segunda maior na Europa (apenas atrás do Reino Unido) e o país é reconhecido como um dos principais centros globais neste setor.
De acordo com o Ministério Federal da Economia, o setor do armamento emprega 105.000 pessoas, gera uma receita de 31 mil milhões de euros e está a crescer rapidamente.
Por outro lado, o Instituto de Economia Alemã (IW) estima que 300 mil pessoas estão envolvidas indiretamente, como suppliers e outros serviços relacionados.
Os mercados internacionais tornaram-se o novo foco da indústria alemã da defesa, com especialistas a estimarem que, atualmente, representem cerca de 70% da criação de valor. A Alemanha é, assim, o quinto maior exportador de armas do mundo, de acordo com o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI).