A tecnologia está a impulsionar uma transformação profunda em diversas áreas, e a Inteligência Artificial (IA) destaca-se como uma das forças mais disruptivas. Em 2025, o impacto da IA na produção de serviços será inevitável, redefinindo o equilíbrio entre o homem e a máquina.
A TP em Portugal apresenta cinco aspetos chave que vão influenciar o futuro da IA e o seu impacto nos serviços:
- Relevância em diversos stakeholders: os investimentos milionários e a corrida ao 'novo ouro' são indicadores de uma forte tendência no crescimento e subsequente desenvolvimento da IA, que vão influenciar praticamente todas as pessoas e entidades, criando oportunidades e desafios em várias áreas, em especial, o serviço ao cliente e as tecnologias de informação.
- Necessidade de equilíbrio entre regulação e inovação: a regulamentação excessiva pode travar o desenvolvimento da IA, tendo em conta que o acesso a dados é imprescindível para a melhoraria dos seus modelos.
- Foco na formação e adaptação: a formação profissional para a utilização da IA em ambiente empresarial é essencial para que as empresas possam aproveitar o seu potencial e adaptar-se às mudanças no mercado.
- Surgimento de novas profissões e competências: a IA vai levar à criação de novas profissões e à necessidade de novas competências, especialmente na área de desenvolvimento, integração e personalização de soluções, bem como na análise de dados gerados por estes sistemas.
- Importância da mediação humana: apesar do avanço da IA, a intervenção humana continua a ser crucial, nomeadamente na calibração da sua direção, na interpretação das necessidades do negócio e na resolução de problemas complexos. Na verdade, o sucesso da IA vai depender da liderança humana em todas as fases. Embora a IA possa automatizar muitas tarefas, a empatia e o toque humano no serviço ao cliente são fundamentais e vão continuar a ser um fator diferenciador.
A IA está a remodelar o futuro dos serviços, mas o sucesso dessa transformação depende da capacidade de integrar a tecnologia com a inteligência humana. Ao investir na formação dos seus colaboradores e na integração estratégica da IA, a TP reforça o seu compromisso em colocar a componente humana no centro desta revolução tecnológica para oferecer uma experiência ao cliente personalizada.