“O mundo vive uma etapa de convulsões que iniciam um período de transição para uma nova ordem mundial, com uma configuração substancialmente diferente da que vivemos desde o final da Segunda Guerra Mundial”, afirmou o presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP, Miguel Maya, na abertura do evento Millennium Portugal Exportador, organizado pela Fundação AIP e pelo Millennium bcp.
Identificou múltiplos desafios estruturais, desde conflitos armados às migrações, sublinhando que “o discurso simplista de que é um tema de sim ou não aos imigrantes é um discurso deslocado”. Miguel Maya defendeu “uma política definida que assegure a integração dos migrantes que acolhemos na nossa sociedade, na nossa cultura de liberdade, de democracia e de tolerância pela diversidade”.
Sobre a fragmentação geopolítica foi taxativo. “As tarifas nos Estados Unidos da América estão ao nível das tarifas em vigor há um século atrás. Só este facto diz muito do que se está a passar e demonstra que temos de mudar a forma de escrever o futuro.”