“A preservação da estabilidade financeira do país não é um fim em si mesmo. Não é o fim da ação política do governo, e da política económica ou financeira do país. Mas é um instrumento poderoso para que o fim, que é podermos ter as empresas com capacidade de gerarem mais valor, seja atingido”, afirmou Luís Montenegro, num discurso proferido durante o evento Millennium Portugal Exportador, organizado pela Fundação AIP e pelo Millennium BCP.
Revelou que Portugal se apresenta como exemplo de solidez no contexto europeu, prevendo terminar o ano com crescimento económico acima da média da União Europeia e da Zona Euro, mantendo o excedente orçamental.
Perante a instabilidade geopolítica internacional, posicionou Portugal como destino privilegiado para investimento e foi claro sobre a necessidade de aproveitar o momento. “Os empresários que estão no mercado aproveitam as oportunidades do mercado. E os países que estão na competição económica não desejam mal aos outros países, mas aproveitam as oportunidades que têm”.