Entre 24 e 26 de novembro, a AICEP apresentou o melhor do design e lifestyle portugueses na Arábia Saudita através do showroom “Made in Portugal Naturally meets Lazado”, uma iniciativa conjunta com a Lazado, um dos principais importadores e distribuidores sauditas no setor Casa.
Esta ação permitiu reforçar a reputação de Portugal como fornecedor de excelência, aumentar a visibilidade das marcas nacionais junto de decisores locais e aprofundar relações comerciais entre empresas portuguesas e parceiros sauditas.
O showroom contou com a participação de 17 marcas portuguesas, representativas da qualidade, inovação e talento da Fileira Casa:
Viúva Lamego, BARRO – Azulejos
AROUNDtheTREE Natural Design, TEMAHOME, X8 Solutions Group, ZIYA CONCEPT, ALMA de LUCE, Marques & Silva, MainGUILTY, Rondinart – Mobiliário
Vista Alegre – Cerâmica e Decoração de Mesa
Cutipol, Belo Inox – Cutelaria
Ferreira de Sá Rugs – Tapeçaria
Tavares 1922 – Joalharia
Essências de Portugal – Fragrâncias
Mariaida Home – Têxteis-lar
A inauguração, no dia 24 de novembro, contou com a presença de SE o Ministro da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida, SE o Secretário de Estado da Economia de Portugal, João Rui Ferreira, e de SE o Ministro da Economia e Planeamento da Arábia Saudita, Faisal F. Alibrahim, destacando o forte reconhecimento institucional do setor Casa & Lifestyle — uma das maiores categorias de exportação de Portugal para a Arábia Saudita em 2024 e um segmento com elevado potencial de crescimento no mercado.
Da AICEP, estiveram presentes o Membro do Conselho de Administração, Francisco Catalão, o Diretor da Delegação em Riade, Guilherme Lopes, a Gestora da Fileira Casa, Sara Santos, e a Desk de Mercado, Constança de Matos.
Nos dias seguintes, o showroom recebeu um elevado número de visitantes profissionais – empresas, representantes de grandes projetos, designers e arquitetos –, que demonstraram forte interesse pelos produtos portugueses e pela criação de futuras parcerias. A excelente recetividade constatada reforçou o posicionamento de Portugal como fornecedor de produtos de design de elevada qualidade.
Esta iniciativa contribuiu para consolidar a presença portuguesa num mercado em expansão, onde os clusters da Casa e da Moda ganham crescente relevância. O reconhecimento internacional que Portugal tem vindo a conquistar nestas áreas – no mobiliário, têxteis-lar, artigos decorativos e moda sustentável – foi amplamente evidenciado ao público saudita com esta ação promovida pela AICEP.