O aguardado filme Minecraft, baseado no videojogo mais vendido de todos os tempos, chega aos cinemas — e traz consigo uma surpresa para os fãs de som e tecnologia: a utilização do software português Sound Particles 2, um aliado na criação de mundos sonoros épicos.
Desenvolvido pela empresa Sound Particles, sediada em Leiria, o software volta a marcar presença em grandes produções de Hollywood, reforçando a sua posição na indústria internacional. No último ano, Sound Particles foi utilizado em títulos de peso como Oppenheimer, Missão Impossível, Indiana Jones, além de nomes icónicos como Dune, Avatar II, Game of Thrones e Star Wars.
Desta vez, foi o universo de Minecraft que ganhou uma nova dimensão cinematográfica, com os seus blocos icónicos, paisagens cúbicas e aventuras pixelizadas a ganharem vida com um design de som imersivo.
Com uma tecnologia pioneira que aplica conceitos de computação gráfica ao áudio, o Sound Particles 2 permite criar sons tridimensionais complexos e realistas. A sua utilização no filme sublinha a capacidade do software de transformar experiências visuais em verdadeiras jornadas sonoras.