Crescimento sólido no mercado nacional: O mercado nacional de vinhos tranquilos cresceu 3,6% em volume de vendas nos primeiros nove meses de 2024, com destaque para o aumento de 22% na restauração.
Exportações em expansão: As exportações atingiram 698 milhões de euros até Setembro de 2024, lideradas pelos Estados Unidos, que continuam a preferir vinhos certificados com Denominação de Origem (DO/IG).
Reforço do valor dos vinhos certificados: Os vinhos certificados representam 67% das vendas internas e mantêm preços médios superiores, reforçando o seu valor no mercado interno e externo.
Desempenho misto nos mercados externos: Mercados como o Brasil cresceram 13,9% em valor, enquanto o Reino Unido registou desafios, com uma redução de 13,7% no volume exportado.
Sustentabilidade e inovação foram apontadas como prioridades estratégicas para consolidar a competitividade dos vinhos portugueses.
O Fórum Anual dos Vinhos de Portugal, da responsabilidade da ViniPortugal, decorreu dia 28 de Novembro, em Leiria, e reuniu especialistas e representantes do sector para apresentar os mais recentes dados sobre o mercado nacional e as exportações de vinhos portugueses, sublinhando as principais tendências, os desafios actuais e as estratégias para o futuro. Foi, ainda, divulgado o Plano de Marketing e Promoção para 2025 da ViniPortugal com a marca ‘Wines of Portugal’.

Voltar
Comércio
ViniPortugal apresenta estratégia para Vinhos de Portugal 2025
Crescimento Sólido, Novos Desafios e Rumo à Excelência Global.
Agroportal
03 dez. 2024
Imprensa Nacional