Centro de competências internacional de tecnologias de informação (TI) que a Siemens tem sediado em Portugal celebra 10 anos de inovação, exportações e criação de emprego. As perspetivas futuras são positivas, com expansão da equipa no Porto e o reforço de várias áreas tecnológicas de vanguarda.
Tendo arrancado em 2014, com 40 colaboradores, este centro de competências tem crescido exponencialmente, contando hoje com mais de 1.400 especialistas altamente qualificados, dos quais cerca de 30 estão desde o início do projeto. Até ao final do ano comercial (setembro de 2024), o Lisbon Tech Hub deverá integrar mais 200 profissionais, dando um importante contributo para que o Grupo Siemens chegue ao objetivo de ter 4.000 colaboradores no nosso país até 2025, ano em que celebra os 120 anos de presença em Portugal.
"Estamos incrivelmente orgulhosos do crescimento e do sucesso do Lisbon Tech Hub ao longo destes 10 anos e estamos otimistas em relação ao futuro uma vez que estamos a desenvolver as tecnologias que dão resposta aos desafios mais prementes do nosso tempo", afirma o CFO da Siemens Portugal, Ricardo Nunes. "Neste aniversário vamos celebrar não só as conquistas do passado, mas também o nosso compromisso contínuo com a inovação tecnológica. O Lisbon Tech Hub desempenha um papel fundamental no processo de transformação digital em curso na Siemens, a nível global, e na implementação das soluções de sustentabilidade mais avançadas junto dos nossos clientes, que pertencem a áreas tão críticas como a indústria, as infraestruturas, a energia, a mobilidade, e a saúde”, acrescenta.
Além do crescimento da equipa, o Lisbon Tech Hub também se expandiu em termos geográficos. O hub tecnológico já conta com uma equipa no Porto, focada no desenvolvimento de soluções de TI para a área de negócio Smart Infrastruture. Tendo em conta as perspetivas futuras de crescimento, há planos para que a equipa do Porto continue a expandir, passando a colaborar também com as áreas Digital Industries, Internet das Coisas & Plataformas de Serviços, e ainda de Inteligência Artificial & Análise de Dados.
Com mais de 100 estagiários nas suas equipas, o Lisbon Tech Hub tem sido fundamental para formar os talentos tecnológicos do futuro, através de academias de formação e programas de estágios, dedicados à cibersegurança e a SAP, entre outros. Estas iniciativas refletem a preocupação constante de estar em contacto e atrair talento jovem para as várias equipas do centro, sendo que a maioria acaba por ser integrada na empresa.
Ao trabalhar em estreita colaboração com as várias áreas de negócio da empresa, como a indústria, infraestruturas ou mobilidade, para que estas possam propor as soluções mais inovadoras aos seus clientes, o Lisbon Tech Hub tem contribuído fortemente para posicionar a Siemens Portugal como empresa que desenvolve tecnologia com propósito, aplicada em projetos inovadores com os seus principais clientes locais, que posteriormente se exportam para todo o mundo.
Atualmente, a Siemens tem sediados em Portugal vários centros de competência mundiais nas áreas da energia, indústria, infraestruturas, tecnologias de informação e serviços partilhados (financeiros, de recursos humanos, compras, imobiliário, entre outras), que exportam soluções e serviços para os cinco continentes, como é o caso do Lisbon Tech Hub.