Hoje, Portugal atrai o olhar dos investidores estrangeiros e apresenta uma enorme oportunidade para negócios inovadores e altamente especializados no setor Digital1. Este potencial tem sido reconhecido pelas 120 empresas que estabeleceram operações em Portugal nos últimos 10 anos, exportando sobretudo serviços para outros mercados. Desde 2016, Portugal passou a acolher o Web Summit, um evento que posiciona o país no mapa do investidor, juntando anualmente mais de 70.000 pessoas e empresas.
Vários fatores contribuem para este dinamismo: talento de elevada qualidade nas áreas da engenharia, proveniente de universidades portuguesas com um perfil cada vez mais internacional, um nível de proficiência na língua inglesa muito elevado, prontidão tecnológica e transformação digital.
No final de 2023, estavam registadas mais de 2.617 startups no país e, destas, 6 são unicórnios. Simultaneamente, Portugal tem mais de 160 incubadoras e aceleradoras certificadas, garantindo que os empreendedores recebem o apoio e os recursos de que necessitam para prosperar. Entre 2017-21, o ecossistema de Venture Capital cresceu 15x, com um investimento recorde de 1,5 mil milhões de euros em startups em 2021.
1 Sector composto por serviços, não incluindo os subsectores da indústria transformadora.