Portugal, com a sua mão de obra altamente formada e qualificada, garante a progressão da cadeia de valor da saúde, abrangendo a investigação e o desenvolvimento, a produção e os serviços de apoio.
De facto, Portugal tem um forte ecossistema de I&D e inovação, incluindo instituições de investigação, universidades e centros de inovação de classe mundial. Este ecossistema proporciona um terreno fértil para o desenvolvimento e produção de novas tecnologias e produtos no sector da saúde.
Portugal está equipado com instituições de I&D premiadas em temas relacionados com a saúde. A Fundação Champalimaud1 realiza investigação fundamental e translacional líder mundial nos domínios da neurociência, fisiologia e cancro. O i3S2 é também conhecido internacionalmente pelos seus projectos sobre os desafios de saúde mais relevantes que a sociedade enfrenta atualmente (por exemplo, envelhecimento, doenças infecciosas, medicina regenerativa).
O SNS em Portugal é também um alicerce muito importante do cluster das ciências da vida, destacando-se pela qualidade dos serviços prestados e pelo seu bom desempenho reconhecido internacionalmente pela OCDE.
1 Colocado em 1º lugar em Portugal e em 11º lugar na UE-27 na investigação em Saúde (SCImago Institutions Rankings, 2022).
2 Maior número de doutorados.