A Manufatura Avançada – que inclui os segmentos Metal, Mecânico e Eletrónico – é um pilar do setor da indústria transformadora.
Na verdade, o setor é a maior indústria exportadora da economia portuguesa, vendendo em mais de 200 mercados e atingindo números recorde de exportações em 2022 (mais de 19 mil milhões de euros de vendas para mercados estrangeiros em 2022).
Esta Indústria tem reforçado o seu alcance internacional, nomeadamente em Espanha, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Angola e nos mercados norte-americanos, como os EUA. Em 2022, o setor representava 22% das empresas da indústria transformadora e empregava também 22% da sua força de trabalho.
Qualidade, precisão, inovação e fiabilidade constituem a proposta de valor do setor em Portugal, que também tem estado no radar dos investidores estrangeiros, com várias empresas internacionais a estabelecerem uma presença produtiva no país.
A indústria é apoiada por um ecossistema forte e sofisticado de I&D, inovação e formação. O INESC TEC1 e o INEGI2 são instituições de I&D de referência. Além disso, o CATIM3 e o CENFIM4 alavancam a inovação necessária para impulsionar o crescimento das exportações e qualificar a força de trabalho, adaptando-a aos conjuntos de competências específicas de que a indústria necessita.
1 Instituto de Engenharia, Tecnologia e Ciência de Sistemas e Computadores - Instituição de I&D
2 Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial - Centro de Interface Tecnológica
3 Centro de Interface Tecnológico – parceiro das empresas do setor nas áreas da inovação, qualidade, tecnologia e internacionalização
4 Centro de Formação Profissional da Indústria de Manufatura Avançada