O sector automóvel e da mobilidade é uma das cadeias de valor industrial mais importantes da economia portuguesa e um dos principais exportadores. Em 2022, sete dos dez maiores exportadores de bens em Portugal eram empresas do sector automóvel. Este sector próspero engloba uma multiplicidade de fornecedores para a indústria automóvel, incluindo grandes fabricantes de automóveis como a VW e a Stellantis.
Portugal tem um forte ecossistema de I&D e inovação, baseado num ensino de engenharia reconhecido internacionalmente, que apresenta um talento altamente qualificado. A posição estratégica do país torna mais fácil e rápido o fornecimento aos fabricantes de equipamento original (OEM) europeus, como Espanha e França, onde são produzidos 2 milhões e 1 milhão de veículos por ano, respetivamente.
Recentemente, Portugal tem estado no radar de vários investidores internacionais de referência, nomeadamente através da criação e expansão bem sucedidas de sofisticados centros de engenharia, realizados por grandes OEM ou fornecedores Tier 1, como a BMW (através da Critical Techworks), Mercedes, Volkswagen Digital Solutions, Daimler, Bosch e Continental Engineering.
Assente numa indústria metalomecânica de excelência e orientada para a exportação, Portugal é o maior fabricante de bicicletas da Europa, em 2022, apresentando um crescimento consistente ao longo dos últimos anos.