A posição geográfica de Portugal é favorável a múltiplas formas de energia renovável, com o país a possuir as seguintes caraterísticas endógenas: pluviosidade (orografia), horas de sol (solar), topografia (eólica), costa marítima (ondas e eólica offshore), floresta (biomassa). As empresas sediadas em Portugal estão a impulsionar a inovação no domínio das energias renováveis e desempenham um papel importante na ecologização do cabaz energético europeu.
O país tem demonstrado uma liderança importante na transição para as energias limpas, através da integração da eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis. Em 2022, a quota combinada de todas as fontes de energia renováveis no cabaz de produção de eletricidade atingiu 61% (enquanto na União Europeia era de apenas 38%, em 2021)1, e espera-se que continue a crescer, graças aos projectos em curso.
Portugal desempenha também um papel importante na produção de componentes para as energias renováveis, tendo atraído players internacionais relevantes no sector, nomeadamente para a energia eólica, como pás, torres, pás de rotor, painéis solares, etc.
Além disso, o país tem sido pioneiro na captação e implementação de avanços tecnológicos e investimentos em fontes renováveis emergentes, com projectos de renome internacional em Eólica Offshore Flutuante, Ondas, Marés e Solar Flutuante.
1 Eurostat. Fonte: APREN, AIE, Governo Português, WindFloat Atlantic, DGEG, Eurostat.