A AICEP destaca a abertura de candidaturas, até 30 de junho de 2025, para o Sistema de Incentivos “Investimentos em Setores Estratégicos” – Regime Contratual de Investimento (RCI), que visa reforçar a capacidade industrial nacional em áreas críticas para a transição rumo a uma economia neutra em carbono.
Com uma dotação de 1.000 milhões de euros, o objetivo é fortalecer a posição de Portugal como um hub industrial inovador e sustentável, em linha com as exigências europeias de descarbonização e reindustrialização.
Este apoio destina-se a projetos que promovam:
- a produção de equipamentos pertinentes para a transição para uma economia com emissões líquidas nulas, a saber: baterias, painéis solares, turbinas eólicas, bombas de calor, eletrolisadores e equipamentos para captura, utilização e armazenamento de carbono (CUAC);
- a produção de componentes essenciais concebidos e utilizados principalmente como insumos diretos para a produção dos equipamentos definidos na alínea a);
- a produção ou recuperação de matérias-primas críticas conexas necessárias para a produção dos equipamentos e dos componentes essenciais definidos nas alíneas a) e b) anteriores.
Podem candidatar-se as empresas de qualquer natureza, dimensão ou forma jurídica, abrangendo todo o território nacional, com um projeto de investimento mínimo elegível igual ou superior a 110 milhões de euros.
Este novo sistema de incentivos representa uma oportunidade única para atrair investimento inovador e colocar Portugal na linha da frente da indústria europeia sustentávelPresidente da AICEP, Ricardo Arroja
Para mais esclarecimentos ou informações, as empresas podem contactar a AICEP através do seu gestor de cliente ou do correio eletrónico: aicep@portugalglobal.pt. A AICEP reforça o seu compromisso em apoiar empresas e investidores no seu processo de investimento e inovação.