A missão empresarial às Instituições Europeias, que se realiza de 23 a 26 de junho em Bruxelas, visa aproximar empresas e entidades nacionais com as instituições da União Europeia e potenciar a participação nos instrumentos de financiamento e processos de aquisição destas organizações. Destina-se a organizações com atividade internacional em setores estratégicos como a economia azul, verde e infraestruturas.
Inscreva-se até 23 de maio na missão empresarial às Instituições Europeias em Bruxelas, que terá o seguinte programa:
- 23 junho – Partida para Bruxelas
- 24 e 25 de junho – Dias de sessões de trabalho (programa provisório abaixo), com início previsto para as 8h30 de 24 de junho e fim das atividades às 20h00 de 25 de junho
- 26 de junho – Regresso a Portugal
Esta é uma missão promovida pela AICEP, em parceria com a Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER) e a Embaixada de Portugal na Bélgica. Conta ainda com a colaboração de entidades relevantes nacionais.
A quem se dirige esta missão
- Empresas (fases de scale up ou mature), associações empresariais, clusters, universidades, centros de investigação, Colab’s.
- Com atividades numa das seguintes áreas:
- Economia azul - água, recursos e ecossistemas marinhos e marítimos, com exceção das pescas, soluções para atividades portuárias, bioeconomia, biotecnologia marítima e observação dos oceanos.
- Economia Verde - ambiente, sustentabilidade, neutralidade climática e energia.
- Infraestruturas visão 360º - setor das infraestruturas e atividades essenciais para o seu desenvolvimento e funcionamento sustentável, abrangendo os setores mencionados acima e a ação externa da União Europeia (UE).
- Com experiência internacional e com manifesto interesse em melhor explorarem as oportunidades de negócio e de financiamento da UE. Ter conhecimento básico das instituições europeias e experiência com organizações internacionais multilaterais potenciarão os resultados da participação na missão.
O que esperar da missão
- Conhecer as instituições europeias, seus programas e instrumentos, as oportunidades de negócio e de financiamento visando o reforço da internacionalização para o mercado interno da UE e mercados extracomunitários. Neste âmbito, estão também incluídos instrumentos de apoio à inovação e à investigação e desenvolvimento.
- Oportunidades de networking entre os participantes da missão e especialistas de instituições europeias, incluindo funcionários portugueses e da chamada “bolha de Bruxelas”, responsáveis de empresas portuguesas com presença em Bruxelas, bem como com instituições e empresas belgas, promovendo também o reforço das relações económicas entre Portugal e a Bélgica.
Inscrição
A participação na missão está sujeita a inscrição prévia até 23 de maio (gratuita), através do preenchimento do formulário de inscrição. (Link a baixo)
As inscrições são limitadas e sujeitas a confirmação por parte da AICEP.
Máximo de 2 participantes por empresa/entidade, para possibilitar a participação em ambas as sessões realizadas simultaneamente, em caso de interesse.
A deslocação, estadia e outros custos associados são da responsabilidade de cada empresa/entidade participante
Para quaisquer questões contacte:
Área das Multilaterais da AICEP gt.multilaterais@portugalglobal.pt
ou
Delegação da AICEP em Bruxelas aicep.brussels@portugalglobal.pt