O senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma Visita de Estado aos Países Baixos nos dias 9 e 11 de dezembro, a convite de Suas Majestades o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima, com vista a dinamizar o histórico e estreito relacionamento de amizade entre os dois países e promover as relações bilaterais a nível político, cultural e económico.
Como parte integrante do programa da visita, decorreu no dia 10 de dezembro de 2024, em Amesterdão, um Seminário Económico designado A Blue Connection - Portugal & The Netherlands, organizado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e o Nederland Maritiem Land (NML), o cluster marítimo neerlandês.
A combinação de fatores geográficos, históricos, infraestruturais e políticas faz dos Países Baixos uma referência global a nível da economia azul em geral e para a proteção costeira, gestão dos recursos marinhos, atividades portuárias, construção naval e energias renováveis, em particular.
Por sua vez, Portugal destaca-se na economia azul pela sua extensa zona económica exclusiva, expertise em inovação marítima e sólido compromisso com as energias renováveis oceânicas, aquicultura, investigação marinha e preservação dos recursos marinhos.
A complementaridade entre as economias marítimas de Portugal e dos Países Baixos cria um ambiente propício para a cooperação empresarial e científica, com vista a fomentar a inovação e criar soluções sustentáveis que impulsionem o crescimento económico e a atração de investimentos para ambos os países.
Fileiras/Setores em destaque:
O Seminário irá centrar-se no setor da Economia Azul, âmbito em que tanto Portugal como os Países Baixos possuem relevantes competências e tradição, abrangendo temas relacionados com energias renováveis offshore, atividades portuárias, construção naval e manutenção, biotecnologia marítima e observação oceânica.
Programa:
O Seminário terá lugar na tarde do dia 10 de dezembro e incluirá três painéis de discussão com várias entidades de alto nível e líderes empresariais de ambos os países, que discutirão as principais tendências, políticas e oportunidades no setor da Economia Azul. O evento culminará com uma sessão de networking de forma a possibilitar o contacto direto entre todos os participantes com o objetivo de promover negócios e parcerias entre empresas e entidades portuguesas e neerlandesas.
No dia 11 de dezembro, estão também programadas visitas (opcionais) ao Porto de Roterdão, um dos maiores e mais avançados portos da Europa, e à Deltares, instituição de relevo mundial ao nível da gestão costeira, transição energética, mudanças climáticas e gestão de risco de inundações.
Destinatários:
O Seminário destina-se a empresas e entidades portuguesas e neerlandesas (clusters, associações empresariais, centros de I&D, universidades, entre outras) com intervenção na fileira da Economia Azul.
Custos:
Os participantes deverão assumir os seus próprios encargos com esta deslocação (viagem, alojamento e outros custos locais). As visitas (opcionais) ao Porto de Roterdão e à Deltares não terão custos para os participantes inscritos no seminário.
Alojamento:
O hotel Pestana Amsterdam Riverside oferece um desconto de 10% aos participantes do seminário. Para beneficiar desta tarifa especial, utilize o código promocional: PTNL2024 (válido para reservas entre os dias 7 e 13 de dezembro). No entanto, poderá consultar abaixo uma lista indicativa de outros hóteis.
Para informação adicional poderá contactar na AICEP:
João Zorrinho: joao.zorrinho@portugalglobal.pt
Mais informação útil sobre o mercado:
- Enquadramento e Ficha de Mercado dos Países Baixos
- Estudo sobre a Economia Azul nos Países Baixos
- Estudo do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo nos Países Baixos