Iniciativa "AICEP na Estrada", que visa levar a entidade às regiões do interior e periféricas do país, arranca esta semana. Pretende apoiar as empresas nos processos de capacitação e acesso a mercados.
A iniciativa “AICEP na Estrada”, que visa levar a entidade às regiões do interior e periféricas do país, arranca esta semana para apoiar as empresas nos processos de capacitação e acesso a mercados, disse à Lusa o presidente. A primeira região a ser alvo desta iniciativa é ilha Terceira, Açores, e acontece já no próximo dia 31 de outubro.
“É uma iniciativa que visa levar a AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal] às regiões (…) do interior do país e periféricas para dar a conhecer o conjunto de atividades” e a estratégia da entidade, explicou Ricardo Arroja. No fundo, “explicar às pessoas (…) qual é o mandato de atuação da AICEP”, que se dedica à captação de investimento direto estrangeiro (IDE) e também à promoção das exportações”.
Em segundo lugar, “procura também dar a conhecer aos locais o conjunto de atividades concretas que a AICEP pode desempenhar e em que medida é que pode também auxiliar as empresas nos seus próprios processos de capacitação e acesso a mercados”, prosseguiu o presidente da AICEP.
“Para tal, vamos ter a Academia AICEP neste evento nos Açores e vamos também ter a AICEP Global Parques, que é uma subsidiária da AICEP que faz a gestão de parques industriais, precisamente porque há muitas zonas do país onde há território disponível, mas frequentemente não existe o know-how de gestão de parques industriais”, sendo esta “uma atividade na qual nós também podemos intervir”, acrescentou.
Além disso, serão também agraciadas “algumas empresas que se tenham destacado em cada região, não só em termos de crescimento do volume de negócios, mas também em termos de crescimento do número de empregados, procurando traduzir aqui o conceito da empresa de alto crescimento [High Growth Firm], que é habitualmente utilizado na União Europeia”, destacou.
Isso também permite a estas empresas “apresentarem as suas atividades na mesa redonda que se segue e discutirmos também questões mais gerais de política económica, incluindo pontos a explorar e custos de contexto a ultrapassar, que possam ser identificados pelas respetivas empresas”.
Em suma, o objetivo é levar a AICEP às regiões do país “onde às vezes é preciso fazer uma disseminação mais intensa pelo facto de o conhecimento não estar tão publicitado e concretizar em que áreas é que AICEP pode efetivamente acrescentar valor às empresas locais e servir de plataforma para que empresas locais que tenham perspetiva e ambição de crescerem nos mercados internacionais o possam fazer“, sintetizou.
Ricardo Arroja adiantou que se pretende “fazer uma iniciativa destas a cada dois meses, idealmente mensal, em locais diferentes”. O segundo destino “já está identificado”, mas “nesta fase ainda não posso divulgar”, concluiu.
A iniciativa contará com especialistas da AICEP que irão apresentar os principais programas desenvolvidos com vista ao sucesso no processo de internacionalização, bem como incentivos e outros serviços disponibilizados pela Agência.
Fonte: Eco