'Meaningful Partnerships' foi o mote da exposição promovida no Pavilhão de Portugal da Expo 2025 Osaka, onde foram apresentados três projetos de investigação desenvolvidos pelo LiDA - Laboratório de Investigação em Design e Artes, unidade de investigação da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), em colaboração com outros centros de investigação, parceiros da indústria e museus
A mostra, que esteve patente de 8 a 9 de agosto, explorou ligações entre design, ciência e cultura. Entre os projetos apresentados, destacam-se a garrafa de vinho mais leve do mundo (260 gramas), o Living Surfaces, que desenvolve estruturas cerâmicas para restaurar populações de ouriços-do-mar, e o Sleeping Beauties, que cria modelos 3D de instrumentos científicos históricos. A exposição realçou a importância das colaborações entre academia, indústria e sociedade.
Estiveram presentes na exposição, em representação do Politécnico de Leiria, Renato Bispo, Aprigio Morgado e Miguel Macedo, professores da ESAD.CR. "Nesta exposição procurámos realçar a importância de colaborações de longa duração entre academia, indústria e sociedade – baseadas em conhecimento partilhado e confiança mútua —, como fundamentais para promover um futuro sustentável e inclusivo", refere Renato Bispo, diretor do LiDA.