O design português estará de volta a Paris de 4 a 9 de setembro de 2025 com a exposição Re.MADE IN PORTUGAL naturally, organizada pela AICEP, no âmbito da Paris Design Week. Nesta terceira participação, Portugal celebra a criatividade, o saber-fazer e a inovação de mais de 70 marcas portuguesas.
Inspirada no tema da Paris Design Week - Régénération, a exposição ilustra a capacidade de Portugal para se reinventar a partir da sua tradição. O prefixo “Re.”, agora associado à marca MADE IN PORTUGAL naturally, é uma declaração de princípios: representa o compromisso da fileira Casa portuguesa com a regeneração, a reinvenção e a reutilização, num equilíbrio entre herança cultural e modernidade.
As marcas presentes transformam, recriam e inovam, valorizando materiais autênticos, técnicas ancestrais e sustentabilidade. Demonstram que é possível preservar uma identidade projetando-a, ao mesmo tempo, para o futuro.
A curadoria da exposição está a cargo de Nini Andrade Silva, designer de interiores de projeção internacional, que irá valorizar o espaço situado na Rue des Minimes, 16, no bairro do Marais, um dos pontos altos da Paris Design Week. Com sensibilidade e criatividade, Nini apresenta um Portugal onde tradição, matérias e formas se reinventam num diálogo entre memória e futuro.
A fileira Casa portuguesa é reconhecida pela tradição de saber-fazer, pela qualidade e pela personalização. Engloba os setores do mobiliário, iluminação, têxteis-lar e artigos para a casa (cerâmica, cutelaria, metalurgia, vidro e cristal), destacando-se pela sua capacidade de inovar e de criar tendências. Entre as vantagens competitivas da indústria contam-se ainda a elevada eficiência operacional e a capacidade de produzir rapidamente pequenas séries.
O mercado francês é o principal destino das exportações portuguesas da fileira Casa. Em 2024, a França representava 26% das exportações desta fileira, seguida de Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha e Reino Unido. O setor integra cerca de 7.200 empresas e emprega aproximadamente 65.000 pessoas. O volume de negócios atingiu 4.412 milhões de euros em 2024, com exportações no valor de 2.890 milhões de euros. O mobiliário representa mais de 50% do total das exportações, seguido dos têxteis-lar, dos artigos para a casa e da iluminação.
A exposição Re.MADE IN PORTUGAL naturally é organizada pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, entidade pública responsável pela promoção das exportações, internacionalização das empresas e captação de investimento estrangeiro

Voltar
Feiras
AICEP leva mais de 70 marcas portuguesas à Paris Design Week
Re.MADE IN PORTUGAL naturally será o tema em destaque.
AICEP
01 set. 2025