A Portugal Film Commission voltou a marcar presença no MAFIZ – Málaga Festival Industry Zone, que se realizou entre os dias 17 e 21 de março, em Espanha. Portugal contou com um stand na área dedicada à indústria do Festival de Málaga, por onde passaram cerca de mil participantes de 63 países.
O MAFIZ assume-se como uma plataforma de negócios e trabalho em rede para profissionais da Europa e América Latina, que tiveram oportunidade de ficar a conhecer os incentivos Pic Portugal e de esclarecer as suas dúvidas quanto à possibilidade de filmar e produzir no país.
No primeiro dia, a Portugal Film Commission participou no Pequeno-almoço Ibero-Americano, que contou com a presença de Juan Antonio Vigar, diretor do Festival de Málaga. Na ocasião, representantes de vários países da região ibero-americana trocaram impressões sobre a realidade do setor e abordaram oportunidades de trabalho em conjunto.
Após o momento inaugural do certame, o stand português foi visitado por uma comitiva oficial encabeçada por Francisco de la Torre, presidente da câmara de Málaga.
Portugal haveria, ainda, de marcar presença no encontro de coprodução organizado pela Dirección General de Cine de República Dominicana (DGCINE), no dia 20 de março. A iniciativa reuniu produtores dominicanos com profissionais de Portugal e do Uruguai, numa edição do festival que teve a República Dominicana enquanto “país convidado”.
A edição deste ano do Festival de Málaga contou com cinco filmes com produção portuguesa em competição. Una quinta portuguesa, longa-metragem da realizadora espanhola Avelina Prat apoiada pelo Pic Portugal – Incentivo à Produção, teve estreia mundial no festival, integrando a competição de longas-metragens de ficção. Na mesma secção esteve, ainda, outra coprodução portuguesa: Lo que Queda de Ti, de Gala Gracia, que conta com a participação de Ruy de Carvalho.

Voltar
Internacionalização
Portugal Film Commission voltou ao mercado do Festival de Málaga
Portugal contou com um stand na área dedicada à indústria do Festival de Málaga.
Portugal Film Commission/AICEP
28 mar. 2025