Portugal atraiu um investimento recorde da China em 2024. O novo projeto de 2 mil milhões em Sines consolida duas décadas de crescente presença chinesa na economia nacional, que não ficará por aqui.
A China prepara-se para concretizar o maior investimento industrial de sempre em solo português. O grupo chinês CALB vai avançar com um projeto de 2 mil milhões de euros, para produzir baterias elétricas para a indústria automóvel em Sines, que irá criar 1.800 postos de trabalho diretos quando estiver totalmente operacional em 2028. Mas este investimento não é um episódio isolado, mas sim o mais recente capítulo de uma história de duas décadas que tem visto o capital chinês ganhar peso crescente na economia portuguesa.
Segundo dados do Banco de Portugal, o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) da China em Portugal atingiu um valor recorde de 3,96 mil milhões de euros em 2024, um crescimento de 9,3% face a 2023, acumulando 14 anos consecutivos de subida e multiplicando-se por 4,5 vezes na última década.

Voltar
Investimento
A extensa teia de investimentos chineses em Portugal
Portugal atraiu um investimento recorde da China em 2024.
Eco
11 mar. 2025
Imprensa Nacional