A Delegação da AICEP em Toronto/Canadá liderou a participação de Portugal na iniciativa europeia centrada na promoção de produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP) dinamizada no contexto da feira SIAL Toronto 2025. Oportunidade de promoção dos produtos portugueses com IGP.
A task-force europeia foi liderada pela Delegação da União Europeia e integrou representantes de onze Estados-Membros: Portugal, Espanha, França, Itália, Hungria, Polónia, Croácia, Áustria, República Checa, Países Baixos e Lituânia.
Esta iniciativa conjunta incluiu as seguintes ações:
- Presença institucional com stand na feira SIAL (29 de abril a 1 de maio)
- Sessões de degustação de produtos europeus
- Publicação de um artigo na revista Elle Gourmet, destacando produtos agroalimentares e vinhos com IGP da EU
- Industry Dinner com representantes da indústria, da distribuição agroalimentar e de bebidas, câmaras de comércio, agências de Promoção e Investimento e membros do corpo diplomático;
No caso de Portugal, o destaque foi dado ao Vinho do Porto, dada a sua representatividade e a importância estratégica do mercado canadiano para o setor. Presente o Country Manager da Symington no Canadá, Sérgio Azevedo, e da March Anthony Wine & Spirits, agente oficial da marca no Canadá.