A edição deste ano foi particularmente relevante, com o anúncio de mais de 20 mil milhões de euros em novos projetos de investimento em França, um recorde neste tipo de cimeiras, depois de o país ter conservado, pelo sexto ano consecutivo, a sua posição como o mais atrativo da Europa para o investimento estrangeiro (segundo o barómetro de atratividade da consultora EY).
O montante anunciado, que representa cerca de 3% do total investido anualmente em França, junta-se aos cerca de 21 mil milhões de investimentos divulgados na última cimeira dedicada à inteligência artificial (IA) que decorreu recentemente em Paris. Deste modo, durante o encontro foram anunciados 53 novos projetos num valor total superior a 40 mil milhões de euros que deverão criar 13.000 postos de trabalho diretos e indiretos.
Entre os inúmeros projetos anunciados constata-se uma diminuição do peso da produção em favor do comércio e das infraestruturas, embora sejam os projetos ligados à IA a assumir um destaque significativo a par da descarbonização e transição energética Assim, foram anunciados projetos nas áreas de semicondutores (1), infraestruturas e serviços de IA (5), metais raros (1), defesa (2, incluindo da portuguesa Tekever), redes digitais (3), indústrias culturais de criativas (2), economia circular (2), descarbonização e transição energética (8), mobilidade (9, incluindo da portuguesa Powerdot), saúde, moda, agroalimentar e bem-estar (13) e indústria financeira/imobiliário (6), provenientes de mais de 20 países.
Entre os anúncios realçam-se os das empresas portuguesas Tekever e Powerdot, ambas já com presença importante em França.
No caso da Tekever, será aberto um centro de engenharia e montagem de drones na Occitânia para o qual a empresa planeia investir 100 milhões de euros com a criação de 100 empregos até 2027. Além desse estabelecimento, a Tekever pretende assentar o seu desenvolvimento na França em torno de parcerias estratégicas com empresas francesas de defesa e inovação, por meio da criação de um Centro de Excelência para autonomia de uso duplo, bem como através do desenvolvimento de uma rede de centros de teste e avaliação na Europa.
No que diz respeito à Powerdot, empresa que é já um dos maiores operadores de carregadores eléctricos em França, anunciou um reforço do investimento (em 100 milhões de euros) com vista a implantar infraestrutura de carregamento rápido para veículos elétricos, com a criação de mais de 4.000 pontos de carregamento rápido adicionais em parques de estacionamento, supermercados e centros comerciais, incluindo mais da metade nas lojas Carrefour, Système U e Mousquetaires, que se somarão aos 6.000 pontos de carregamento já em operação no país em mais de 1.000 estações de carregamento rápido.

Voltar
Internacionalização
8ª edição da cimeira Choose France
Evento internacional de promoção da França como destino de investimento.
AICEP França
23 mai. 2025