Portugal foi o Convidado de Honra do Festival Internacional de Cinema em Guadalajara 2025, que se realizou entre os dias 6 e 14 de junho naquela cidade mexicana. Entre filmes em competição e uma retrospetiva mais alargada, o programa integrou 38 filmes portugueses, entre curtas e longas-metragens de ficção, animação e documentários.
“Portugal é um país que se caracteriza por um cinema muito diverso e com um traço único - toda a gente produz com enorme liberdade” afirmou Luís Chaby Vaz, film commissioner e presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), na cerimónia de inauguração, enaltecendo o facto de Portugal ser o Convidado de Honra desta 40.ª edição.
No âmbito do festival, o Museo de Ciencias Ambientales foi palco de uma exposição dedicada ao filme Os Demónios do Meu Avô, a primeira longa-metragem nacional em stop motion. A exposição apresentou cenários e personagens que deram vida a esta animação, que foi apoiada pelo Pic Portugal — Incentivo à Produção.
Destaque, ainda, para as atividades portuguesas que marcaram o dia 7 de junho: além da inauguração desta exposição, o café-concerto da Cineteca FICG acolheu um encontro de coprodução entre produtores portugueses e latino-americanos, a que se seguiu um cocktail de Portugal. A noite começou com as criações gastronómicas do chef Kiko e do chef Óscar Garza, numa união entre as cozinhas portuguesa e mexicana seguida de um momento musical protagonizado pelas Fado Bicha.
Portugal em Guadalajara
Durante os nove dias do evento, centenas de participantes assistiram a conversas e masterclasses de Nuno Beato, João Gonzalez, Regina Pessoa, Maria de Medeiros e Paulo Branco. Já no passado dia 14 de junho, a cerimónia de encerramento começou por homenagear Maria de Medeiros, num reconhecimento do seu percurso no cinema enquanto atriz e realizadora.
A Portugal Film Commission e o ICA marcaram também presença no Guadalajara Film Market, onde o stand de Portugal foi ponto de encontro para profissionais portugueses e de várias partes do mundo. Manuel Carvalho, Embaixador de Portugal na Cidade do México, esteve presente na inauguração do mercado e participou ativamente no festival, celebrando também desta forma os 160 anos das relações diplomáticas entre Portugal e o México, assinalados em 2024.
Ainda no quadro da presença portuguesa no Festival Internacional de Cinema em Guadalajara, sublinhe-se a participação de portugueses nos júris de diversas seções competitivas, dois projetos portugueses que foram apresentados em pitch, assim como a exposição Portugal is Art, que deu a conhecer a diversidade que marca as paisagens portuguesas.

Voltar
História e Cultura
Portugal marcou o 40.º Festival de Cinema em Guadalajara
Portugal foi o Convidado de Honra do Festival Internacional de Cinema em Guadalajara 2025.
Portugal Film Commission/AICEP
23 jun. 2025