A Manor , com sede em Basel, é hoje a maior rede de grandes armazéns da Suíça, pertencendo ao grupo empresarial familiar Maus Frères SA, sedeado em Genève. Com uma oferta superior a 1 milhão de artigos a Manor é fornecida por mais de 2.800 empresas de todo o mundo, das quais 700 são suíças.
Esta rede pretende negociar com empresas portuguesas com produtos de alta qualidade, das seguintes categorias:
* Charcutaria- Carnes de porco preto temperadas e curadas
* Carne fresca
* Queijos DOP
* Conservas de peixe: Sardinhas, polvo, caranguejo e bacalhau
* Azeite
* Frutos secos
* Padaria doce e salgada
A Manor, foi convidada pela AICEP, para visitar Portugal na última semana de junho, de 23 a 27 , e conhecer a oferta nacional de produtos agroalimentares portugueses.
Assim, e no caso desta oportunidade comercial se adequar à sua empresa, agradecemos que, até ao próximo dia 12 de junho, envie a manifestação de interesse em participar nesta ação. Se a sua pré-inscrição for validada pelo importador, posteriormente serão enviados mais pormenores sobre a visita/reunião
Dados do mercado:
O mercado suíço é importante para o setor agroalimentar português por várias razões estratégicas e económicas:
* Poder de compra elevado - tem um dos mais altos níveis de rendimento per capita do mundo. Os consumidores suíços valorizam produtos de qualidade, saudáveis e com origem controlada - características muito presentes nos produtos agroalimentares portugueses, como azeite, vinho, queijos, frutas e produtos do mar.
* Procura por produtos autênticos e sustentáveis -Os consumidores suíços preferem alimentos com certificações de origem, biológicos e sustentáveis. Portugal tem investido fortemente na certificação de produtos (DOP, IGP, Bio), o que os torna particularmente atrativos para este mercado.
* Significativa comunidade portuguesa residente na Suíça também contribui para a procura de produtos portugueses, ajudando a criar e manter canais de distribuição e consumo.
* Estabilidade económica e política- este país oferece um ambiente estável para exportações, com uma logística eficiente e uma regulamentação clara, o que reduz riscos para as empresas portuguesas que exportam.
* Acordos comerciais com a EU - Apesar de não ser membro da UE, a Suíça tem acordos bilaterais que facilitam o comércio com países da UE, incluindo Portugal. Isso torna as exportações mais acessíveis do ponto de vista fiscal e aduaneiro.
Em suma em 2024, no comércio entre Portugal e a Suíça, as exportações portuguesas para a Suíça registaram uma ligeira diminuição de 0,7% em relação ao ano anterior, colocando o país como o 12.º maior destino das exportações agroalimentares nacionai.
Apesar desta ligeira queda nas exportações para a Suíça, o comércio externo de Portugal apresentou um desempenho positivo em 2024.
Embora a Suíça não esteja entre os principais destinos das exportações portuguesas, continua a ser um mercado relevante, especialmente para produtos agroalimentares de qualidade. A estabilidade económica e o elevado poder de compra dos consumidores suíços mantêm o país como um parceiro comercial importante para Portugal.
Oportunidades concretas de exportação:
* os consumidores valorizam produtos sustentáveis, com origem controlada e de alta qualidade.
* nichos em crescimento: como alimentos biológicos, vegetarianos/vegan, produtos gourmet ou tradicionais com certificações (ex: DOP, IGP).
É importante que se verifiquem as seguintes condições:
* produto cumpre as exigências fitossanitárias e rotulagem da Suíça.
* tradução e design adaptado ao consumidor suíço (alemão/francês).