O setor automóvel marroquino em 2025 define uma ambição clara: consolidar a sua posição como maior produtor de automóveis em África e plataforma regional de exportação para a Europa, ao mesmo tempo que acelera a transição para a mobilidade elétrica.
Segundo a análise da BMI (Fitch Solutions), as vendasn o mercado marroquino deverão crescer em média 5,3% ao ano para atingir as 300.000 unidades vendidas em 2034, enquanto a produção deverá ter um crescimento médio de 5,6% ao ano e situar-se em 1,1 milhão de veículos.
Na base destas previsões:
- Previsão do crescimento económico (PIB +4,3% em 2025)
- Redução da inflação (1,1%)
- Aumento do poder de compra e facilidade de acesso ao crédito
- Logística favorável (proximidade com a Europa)
- Turismo em forte recuperação (17,4 milhões de visitantes em 2024, reforçado pela CAN 2025)
Nos primeiros quatro meses de 2025, as vendas de carros ligeiros cresceram 32,9% e os veículos comerciais ligeiros 57%. Renault e Stellantis são pilares desta dinâmica:
- Renault produziu 413.614 veículos em 2024, com 90% destinados à exportação
- Stellantis planeia duplicar a capacidade da fábrica de Kénitra para 400.000 veículos em 2027
Por outro lado a mobilidade elétrica está igualmente em ascensão. Apesar de uma penetração ainda baixa (2,6% em 2025), o segmento elétrico mostra um forte potencial, com previsão de crescimento de 49,6% em 2025 e uma evolução média de 33% ao ano até 2034. Num contexto em que os fabricantes como Renault, Volvo, BYD e Geely preparam lançamentos de novos veiculos eletricos, Marrocos atrai grandes investimentos no fabrico de baterias (Gotion High Tech, BTR, Guangdong Haomei) e aposta nas suas reservas de fosfato para desenvolver células LFP.