A Agência para a Energia (ADENE) marcou presença ao Pavilhão Português na Expo 2025 em Osaka no Japão, alinhando-se com o tema que Lisboa pretende destacar neste evento de classe mundial: a economia azul e a proteção dos oceanos.
No dia 18 de junho, Nelson Lage, presidente da ADENE, anunciou o desenvolvimento de um estudo estratégico sobre a “Indústria Portuguesa e as Energias Renováveis Oceânicas” que visa posicionar Portugal como líder no setor das energias do mar. “Mais do que um diagnóstico, este será um verdadeiro guia de ação para políticas públicas, programas de formação e investimento privado”, declarou.
O objetivo do estudo é mapear o potencial da indústria nacional para integrar a cadeia de valor das energias do mar, como por exemplo, a eólica offshore e a energia das ondas e das marés. Segundo Nelson Lage, “Portugal tem tudo para se posicionar como um hub de referência internacional nas energias renováveis oceânicas.” De acordo com a ADENE, o estudo deverá ser lançado até dezembro de 2025.
A Exposição Universal em Osaka conta com mais de 150 pavilhões nacionais, entre os quais o de Portugal, bem como com empresas e demonstrações de inovações tecnológicas. O evento decorre até ao dia 13 de outubro de 2025, e são esperados cerca de 28 milhões de visitantes.