A cerimónia de assinatura do acordo da Zona Económica especial Johor-Singapura (JS-SEZ) entre a Malásia e Singapura marca o início de uma nova era para o Estado de Johor, com foco na atração de investimento estrangeiro e na promoção de crescimento económico regional.
A JS-SEZ é uma iniciativa única onde os dois países trabalham conjuntamente na angariação de investimentos. O principal objetivo é mesmo a angariação de investimentos estrangeiros e locais, mas também aumentar a capacidade industrial, desenvolver infraestrutura e criar inovação tecnológica, promovendo a sustentabilidade.
A zona engloba várias áreas emblemáticas, incluindo Iskandar Malásia, o Complexo Petrolífero Integrado de Pengerang (PIPC) e centros logísticos críticos. Estas áreas foram projetadas para facilitar a ligação através de pontes, rodovias e portos, garantindo a acessibilidade da JS-SEZ aos mercados globais.
Os incentivos oferecidos pela JS-SEZ incluem:
- Benefícios fiscais: As empresas podem beneficiar de várias isenções, incluindo taxas especiais de imposto sobre as sociedades para atividades de valor acrescentado, bem como de taxa especial de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares anunciada pelo Ministério das Finanças.
- Apoio à infraestrutura: O governo da Malásia estabelecerá um fundo para o desenvolvimento de infraestruturas, enquanto Singapura fornecerá financiamento para ajudar as empresas de Singapura na expanção para a JS-SEZ.
- Centro de Facilitação Invest Malaysia – Johor (IMFC-J): Este centro atua como um balcão único para facilitar investimentos, incluindo agilizar aprovações e simplificar processos.
- Hub estratégico com excelente conectividade regional e global, onde os produtos fabricados na JS-SEZ podem facilmente ser exportados.
- Passes de imigração simplificados (simplificação de visto, por exemplo, o DE Rantau Nomad Pass).
- Pioneer Status (PS), que oferece isenção parcial de imposto de rendimentos durante cinco anos, e dedução fiscal ao investimento, atribuíndo um subsídio de 60% sobre despesas de capital qualificadas.
A JS-SEZ já está a impulsionar o crescimento de centros de dados e respectivas cadeias de fornecimento, ciando oportunidades de negócios aos fornecedores estabelecifos na região.