O estado de Sarawak, na Malásia, pretende tornar-se a primeira economia movida a hidrogénio no Sudeste Asiático.
O estado tem uma vantagem competitiva devido à sua energia hidoelétrica e ampla oferta de água essêncial para a produção de hidrogénio verde.
Sarawak também tem um histórico atraente para desenvolvimento de projetos, décadas de experiência no desenvolvimento de projetos de energia e de petroquímica, e tem o Porto de Bintulu como única porta de exportação de gás natural liquefeito (GNL) do país.
O Roteiro de Economia e Tecnologia do Hidrogénio do país, lançado em outubro de 2023, projetou uma receita de 12,1 mil milhões de Ringgit da Malásia (2,7 mil milhões de Dólares Americanos) até 2030 e criou a meta ambiciosa de fazer da Malásia uma economia líder na exportação de hidrogénio na região Ásia-Pacífico até 2050, capaz de gerar mais de400 mil milhões de Ringgit da Malásia (87,8 mil milhões de Dólares Americanos), criar 200.000 postos de trabalho, permitindo ao mesmo tempo que o país alcance uma redução de até 15% de emissões de gases com efeito de estufa.
O interesse de Sarawak no hidrogénio verde é duplo. Em primeiro lugar, o governo do Estado de Sarawak acredita firmemente que a versatilidade do hidrogénio tem o potencial para descarbonizar vários setores económicos locais. Em segundo lugar, a sua estratégia de exportação ajudará a sua população atingir a meta de altos rendimentos até 2030.
No início de Junho do ano passado, Sarawak lançou a primeira instalação de montagem e distribuição de eletrolisadores do Sudeste Asiático (SEA-DF).
O estado de Sarawak está a promover a realização do “Hydrogen Economy Forum (H2EF) 2025”, entre os dias 13 e 14 de maio de 2025, no Hilton Hotel, Kuching, Sarawak, Malásia.
O H2EF 2025, é um fórum de referência, projetado para agregar agências governamentais, investidores, pesquisadores, instituições financeiras e líderes da indústria de hidrgénio globalmente. Como a principal conferência de hidrogénio, o H2EF 2025 explorará vastas oportunidades na economia do hidrogénio, com foco na inovação, sustentabilidade e colaboração.
Sediado em Sarawak, o fórum visa posicionar a região como um centro crucial para a inovação em energia de hidrogénio. Ao promover parcerias e mostrar os avanços nas tecnologias de hidrogênio, este evento promove a aceleração da transição para um futuro energético de baixo carbono. O F2EF 2025 está alinhado com os esforços globais para impulsionar a transformação de energias renováveis, preparando o terreno para resultados acionáveis e discussões significativas sobre o futuro da indústria do hidrogénio.
Para mais informação, por favor contactar a representante da AICEP na Malásia: Maria João Liew (maria.liew@portugalglobal.pt)

Voltar
Startup
Malásia: Hydrogen Economy Forum (H2EF) 2025
O evento decorre a 13 e 14 de maio de 2025 no Hilton Hotel, Kuching, Sarawak, Malásia..
AICEP Malásia
20 jan. 2025