A produtividade é um fator crucial para determinar o nível de vida dos cidadãos: os países com empresas e trabalhadores mais produtivos conseguem oferecer remunerações mais elevadas, melhores condições de trabalho e serviços públicos mais abrangentes.
Embora os indicadores confirmem uma melhoria na produtividade em Portugal desde 2019, o país continua numa posição desfavorável em comparação com a maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE).
Em 2019, a produtividade em Portugal representava 76,4% da média europeia (ocupando a 22.ª posição na UE), enquanto as estimativas da Comissão Europeia para 2023 indicam uma subida para 80,5%, colocando o país na 21.ª posição.
Dedicado à análise e investigação da produtividade, o novo laboratório destaca-se pela produção de investigação prática e acionável, capaz de originar propostas concretas de políticas públicas de implementação célere para melhorar a produtividade em Portugal.
As áreas de estudo incluirão as determinantes da produtividade empresarial e laboral em Portugal e comparação internacional; a realocação de recursos entre organizações como motor de aumento de produtividade; a produtividade no setor público; o papel da educação e formação no aumento da produtividade do trabalho.
O Laboratório de Produtividade iniciará a sua atividade com o lançamento de:
- Calls junto dos investigadores da Nova SBE para o desenvolvimento de projetos de investigação-ação (projetos coletivos que envolvem parceiros externos e que integram, para além da componente científica, a componente de impacto);
- Workshops para análise de problemas e identificação de soluções concretas com definição de investigações adicionais necessárias para melhoria das propostas;
- Mobilização, capacitação e envolvimento de policy makers relevantes para a necessidade de disponibilização de melhores micro-dados sobre variáveis relevantes para o estudo da produtividade bem como das políticas públicas relativas à produtividade.
Os temas relacionados com a produtividade vão ainda ser potenciados em inúmeras atividades desenvolvidas pelo Instituto de Políticas Públicas da Nova SBE ao longo de 2025, incluindo, entre outras, o Public Policy Debate Competition (que decorrerá entre fevereiro e abril) e o programa Policy Circle (iniciativa que estabelece pontes e troca de conhecimentos entre a academia e a sociedade civil).