França é o segundo cliente das exportações portuguesas e é também um mercado de oportunidades para as empresas que apostam no comércio eletrónico. As vendas online ultrapassaram em 2023 os 159 mil milhões de euros e representam atualmente 10 por cento das vendas a retalho no mercado francês.
Indicadores como o investimento em ferramentas de inteligência artificial, a expansão dos marketplaces e uma cultura digital muito desenvolvida fazem prever que as vendas online possam representar 17 por cento do total em 2028.
E m 2023, 98 por cento dos consumidores franceses fez pelo menos uma compra a partir da internet (Statista, 2024). Com quase 35 milhões de pessoas a realizar compras online, França é o terceiro maior mercado e-commerce na Europa, atrás do Reino Unido e da Alemanha, e o segundo maior em volume de vendas, apenas ultrapassado pelo Reino Unido, segundo dados da FEVAD, a federação francesa do comércio eletrónico e da venda à distância.
Leia o artigo na íntegra.
Por Eduardo Henriques (diretor) e Sérgio Pereira, AICEP em França