Perante o contexto de tarifas impostas pelos EUA, foram lançados dois concursos do Portugal 2030 para ajudar a conquistar novos mercados e aumentar exportações. Um é dirigido em exclusivo à Aicep.
Com a guerra tarifária a conhecer novos capítulos a ritmo acelerado foram lançados dois novos concursos para ajudar a internacionalizar a economia nacional. Em causa estão 63,5 milhões de euros para diferentes beneficiários.
Até 30 de janeiro do próximo ano, está aberta a segunda fase do concurso do Compete 2030 para dinamizar o tecido empresarial do Norte, Centro e Alentejo. Mas “os efeitos da operação a apoiar têm de se fazer sentir em pelo menos duas destas três regiões”, de acordo com as regras.
São 60 milhões de euros em apoios para reforçar a “capacidade de crescimento sustentável e a competitividade das PME, bem como a criação de emprego, inclusive através de investimentos produtivos”. Um apoio a fundo perdido com uma taxa de comparticipação até 85% das despesas elegíveis.
Este concurso destina-se a associações empresariais, câmaras de comércio e indústria, agências de promoção turística, agências públicas com competências no domínio da internacionalização e entidades privadas sem fins lucrativos, que prossigam objetivos de interesse público.
Estas entidades podem tentar financiamento para várias ações, como por exemplo campanhas de imagem e promoção internacional dirigidas a fileiras e mercados; a presença institucional em certames internacionais, atividades de prospeção em mercados consolidados ou em novos mercados, identificação de oportunidades e constrangimentos de acesso a novos mercados, desenvolvimento de plataformas de partilha de conhecimento e capacitação sobre os mercados externos ou ainda promoção internacional da oferta de produtos e serviços diferenciados e de maior valor acrescentado.
As candidaturas à primeira fase deste concurso terminam a 31 de outubro. Mas nesta segunda fase a “preocupação” foi “tornar mais simples” a execução “pelas associações e pelas PME”, como explicou a presidente do Compete, numa publicação nas redes sociais.
“Tendo em conta o atual contexto de tarifas impostas pelos USA, que vieram mudar o comércio internacional, desejo que todos sintam ter um instrumento adequado às necessidades das PME, encontrarem novos mercados, conseguirem aumentar as exportações e crescer”, escreve Alexandra Vilela, sublinhando que esta solução surge depois de ouvir as associações e tentar ir ao encontro das suas preocupações.
Por outro lado, e tendo como pano de fundo o facto de as tarifas para os USA exigirem “a necessidade de encontrar novos mercados”, foi também lançado um concurso destinado exclusivamente à Aicep para promover Portugal nos mercados externos, levar a cabo eventos de angariar investimento, participar em eventos de fileiras e e-commerce e também para a comunicação e imagem e informação especializada.
A Aicep vai ter 3,5 milhões de euros para financiar estes projetos que também têm de ser aplicados nas regiões Norte, Centro e Alentejo com uma taxa de cofinanciamento de 85%.
Recorde-se que entre as medidas lançadas no Programa Reforçar, anunciado em abril para ajudar a mitigar o impacto das tarifas de Donald Trump, estava previsto o lançamento de concursos do Portugal 2030 para apoiar a internacionalização. O reforço dos apoios à internacionalização do PT2030 estava previsto para o intervalo temporal de junho a setembro. A 11 de julho foi lançado um concurso, com uma dotação 151 milhões de euros, para “implementação de ações de promoção e marketing, da presença em certames internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados, valorizando-se a diversificação de mercados” e a 31 de julho foram lançados estes dois avisos no âmbito do Sistema de apoio a ações coletivas.