Fundos norte-americanos representam 78,5% do montante captado este ano pelas empresas portuguesas no mercado de capital de risco, com destaque para o dinheiro levantado pela unicórnio Tekever.
Desde o início de 2025, as empresas portuguesas levantaram 647 milhões de dólares (cerca de 557,5 milhões de euros) no mercado de capital de risco, mais do que em todo o ano passado. Neste valor destacam-se os fundos norte-americanos, com um peso de 78,5% face ao investimento total. O maior desde, pelo menos, os últimos 10 anos.
Os dados são da norte-americana Pitchbook, especializada em análise de dados nos mercados privados e são citados pelo Expresso (acesso pago) na edição semanal publicada esta sexta-feira. Em valor absoluto, a participação norte-americana foi de 508 milhões de dólares (437,8 milhões de euros) até agosto.
Estes números são fortemente influenciados pela Tekever, tecnológica com sede nas Caldas da Rainha especializada no fabrico de drones, que em maio levantou 500 milhões de dólares (430,9 milhões de euros), tornando-se assim o sétimo ‘unicórnio’ de origem portuguesa.