Sistemas autónomos aéreos, de superfície e subaquáticos para a monitorização e defesa do oceano, desenvolvidos pelo Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) em colaboração com a Marinha Portuguesa e instituições da NATO, participaram na Expo 25 que se realiza em Osaka, no Japão. O laboratório integrou a semana temática “Learning & Playing”, que decorreu no Pavilhão de Portugal de 23 a 25 de julho, dinamizada pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.
O objetivo é dar a conhecer o ensino superior português como um parceiro internacional de excelência, reforçando a sua atratividade junto de estudantes, investigadores e entidades globais. Ao mesmo tempo, pretende-se evidenciar o contributo das instituições portuguesas para os grandes desafios globais e o diálogo internacional em torno de um futuro mais azul, justo e sustentável.
A programação inclui uma mostra interativa de projetos ligados à inovação pedagógica, sustentabilidade, robótica, arte e ciência, com destaque para propostas criativas que promovem a aprendizagem através do jogo e da experimentação. Entre os projetos em exposição, destaque para a ligação ao tema do Pavilhão de Portugal ─ “Oceano, Diálogo Azul” ─ que reflete a aposta nacional numa relação sustentável, científica e inovadora com o mar e os seus ecossistemas.
O oceano, que permitiu que Portugal e o Japão se “encontrassem” há quase 500 anos, irá mostrar aos visitantes da Expo 2025 Osaka a importância dos mares e dos oceanos como motores da economia e fonte de inovação, promovendo a conservação do ambiente marinho e os benefícios dos seus ecossistemas.