AICEP está a organizar um Seminário, em colaboração com a Embaixada dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a Dubai Chambers e a CIP, que terá lugar no dia 11 de abril, de manhã, na AICEP em Lisboa.
Visa apresentar os setores prioritários e oportunidades de negócio específicas (concursos internacionais) nos principais projetos de investimento nos EAU, para as empresas que possam ter interesse.
Os setores de atividade relevantes para esta sessão são os seguintes:
*. - Energias Renováveis – Parque Solar Mohammed bin Rashid Al Maktoum: o maior parque solar do mundo num único local, desenvolvido sob o modelo de Produtor Independente de Energia (IPP). Atualmente, a Dubai Electricity & Water Authority (DEWA) está a preparar concursos para o projeto Energia Solar Fotovoltaica com Sistema de Armazenamento de Energia em Bateria – Fase VII. Isso inclui o desenvolvimento de uma central elétrica fotovoltaica (1.600-2.000 MWac) com um sistema de armazenamento de baterias de 1.000 MW, a ser comissionada em fases a partir de agosto de 2027. As empresas-alvo para esta iniciativa são os promotores de parques solares e empresas que operam no setor das energias renováveis.
*. - Infraestrutura – Túnel Estratégico de Esgotos de Dubai (DSST): o projeto DSST, uma iniciativa de 25 bilhões de AED (US$ 6,8 bilhões) para modernizar o sistema de esgoto da cidade. Os consórcios selecionados serão responsáveis pelo projeto, construção, financiamento, operação e manutenção (DBFOM) da infraestrutura, tornando-se uma oportunidade atraente para empresas de engenharia e de infraestruturas, assim como empresas de engenharia e instalações de água.
*. - Oportunidades do mercado imobiliário
- Emaar Properties – Conhecida por projetos marcantes como Burj Khalifa e Dubai Mall, a Emaar continua investindo em empreendimentos residenciais e comerciais de luxo, integrando soluções de design sustentáveis e inovadoras.
- Damac Properties – Incorporadora líder no mercado imobiliário de luxo, a Damac é especializada em residências de marca e comunidades de alto padrão, com projetos em andamento como Damac Lagoons e Safa One.
- Mobiliário fixo e acabamentos interiores – Cozinhas, casas de banho, pavimentos e revestimentos de parede
- Materiais de revestimento exterior – Soluções arquitetónicas sustentáveis e avançadas
- Soluções de iluminação – Inovações em iluminação interior e exterior
- Paisagem e espaços exteriores – Mobiliário urbano, iluminação e paisagismo
- Estúdios de design e escritórios de arquitetura – Colaborando com desenvolvedores em design conceitual
- Gestores de compras e empreiteiros –oportunidades de sourcing e supply chain
A sessão irá fornecer informações relevantes sobre estas oportunidades, tendo sido indicado que as empresas portuguesas poderão corresponder às necessidades das principais partes interessadas nos setores referidos nos Emirados Árabes Unidos.
Caso pretendam participar nesta sessão empresarial e queiram receber mais informações, agradecemos confirmem, até ao dia 9 de abril para bruno.lopes@portugalglobal.pt