O Presidente da AICEP, Ricardo Arroja, desloca-se à Alemanha hoje, 9 de abril, e amanhã, 10 de abril, para destacar Portugal como parceiro estratégico e de confiança para os investidores.
O Presidente da AICEP irá participar como orador no evento “Zukunftstag Mittelstand”, a convite da BVMW – Associação Alemã das Mittelstand, que celebra este ano o seu 50.º aniversário. Este fórum de referência para as pequenas e médias empresas alemãs — consideradas a espinha dorsal da economia do país — reúne em Berlim decisores empresariais e políticos para debater o futuro do tecido empresarial europeu.
Durante o painel dedicado à Europa, Ricardo Arroja irá posicionar Portugal como um polo global de inovação, investimento e excelência tecnológica, destacando o forte compromisso nacional com a competitividade e a sustentabilidade. Outro dos objetivos será apresentar o potencial de Portugal para atrair o investimento das Mittelstand (PME) alemãs, nomeadamente em setores estratégicos e inovadores, sem descurar as áreas mais tradicionais onde Portugal já se afirma como parceiro de confiança.
A deslocação do Presidente da AICEP à Alemanha incluirá também reuniões de trabalho, nomeadamente com a GTAI – German Trade & Invest, congénere alemã da AICEP, com vista ao reforço da cooperação bilateral e à identificação de novas oportunidades de negócio para as empresas portuguesas e alemãs.
A Alemanha é um dos principais parceiros económicos de Portugal. Entre 2020-2024, as exportações de bens e serviços para este mercado cresceram, em média, 15,2% ao ano. Em 2024, as vendas aumentaram 8,5%, destacando-se o crescimento de 17,8% nas exportações de bens, que ascenderam a mais 1,5 mil milhões de euros face ao ano anterior. Este desempenho permitiu à Alemanha tornar-se o segundo maior cliente de Portugal, após Espanha.
Em 2023, um total de 3813 empresas portuguesas exportaram para o mercado alemão - um número que tem vindo a crescer de forma contínua.
A missão do Presidente da AICEP à Alemanha reforça o posicionamento de Portugal como destino inovador e atrativo para o investimento alemão.