O Governo anunciou esta quinta-feira, 10 de abril, um pacote na ordem dos 10 mil milhões de euros para reforçar a competitividade, exportação e internacionalização das empresas portuguesas. Nele, contam-se medidas que procuram atenuar o impacto da guerra comercial em curso, com as sucessivas tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
O programa Reforçar tem um orçamento de 10.085 milhões de euros. A maior fatia, de 8.685 milhões, destina-se ao reforço das linhas de financiamento, com garantias públicas, do Banco de Fomento. Juntam-se à verba inicial de 3.555 milhões.
Num contexto de guerra comercial, o pacote de medidas destina outros 1.200 milhões de euros para seguros de crédito à exportação. No documento disponibilizado pelo executivo lê-se que a verba ajudará na “procura de novos mercados e reforço dos mercados tradicionais”.
Prevê também a “bonificação parcial dos prémios de seguros de crédito à exportação para novos mercados”. O plano desafia-se ainda a “construir parcerias com bancos promocionais” em Espanha, na Alemanha, em França e no Reino Unido - os principais parceiros económicos de Portugal.

Voltar
Comércio
Pacote de 10 mil milhões com que Governo quer responder a Trump
Medidas procuram a diversificação de mercados para as empresas portuguesas.
CNN
11 abr. 2025
Imprensa Nacional