'Know-how' nacional na robótica já atraiu investimento de uma multinacional asiática, que se vai instalar em Estarreja para produzir para as grandes marcas desportivas.
É em Estarreja que se vai instalar uma multinacional asiática que pretende produzir calçado para as grandes marcas desportivas, a partir de Portugal para o mundo. E o grupo Fernando Ferro & Irmão, especialista em metalomecânica de precisão e em automação e robótica industrial, está a negociar o fornecimento das linhas de produção automáticas para esta unidade, que deverá arrancar “no início do ano” e que terá capacidade para produzir “milhões de pares ao ano”.
Portugal é já uma referência do bem saber fazer no fabrico, mas quer também afirmar-se na tecnologia, e aproveitou o Plano de Recuperação e Resiliência para desenvolver a “fabrica inteligente do futuro”. Os primeiros resultados do projeto FAIST - Fábrica Ágil, Inteligente, Sustentável e Tecnológica, que envolve 45 parceiros e um investimento de 50 milhões de euros, foram esta semana apresentados na Simac Tanning Tech, a feira de máquinas para calçado, marroquinaria e peles em Milão, através da Fernando Ferro & Irmão (FFI) e do Centro Tecnológico do Calçado (CTCP).

Voltar
Inovação
Portugal dá cartas na automação
O país mostrou a fábrica do futuro em Milão e atraiu investimento asiático.
Ilídia Pinto, Dinheiro Vivo
24 set. 2024
Imprensa Nacional