O mais recente estudo do Policy Center for the New South (PCNS) destaca o crescimento da indústria farmacêutica de Marrocos em 2023, com um volume de negócios recorde atingindo MAD 21 mil milhões (+50% face a 2022), ou 1,5% do PIB.
Desde a década de 1930, Marrocos desenvolveu uma indústria farmacêutica local com 50 estabelecimentos farmacêuticos industriais (dos quais 21 são subsidiárias de fabricantes internacionais), tornando-se o segundo maior produtor de medicamentos no continente africano depois da África do Sul.
Como símbolo do crescimento o sector, cerca de 80% das necessidades de medicamentos do Reino são cobertas localmente e quase 10% da produção é exportada. A fim de fortalecer a industrialização do setor, um contrato de programa de 2024/2027 foi assinado recentemente entre os Ministros da Indústria e da Saúde e representantes do setor com o objetivo de criar um valor acrescentado adicional de MAD 6 bilhões e 16.000 empregos.
Neste âmbito, generalização do seguro de saúde obrigatório (AMO), projeto real implementado após a crise da COVID-19, deverá estimular o desenvolvimento local deste setor.