Portugal integrou recentemente a Association of Business Service Leaders (ABSL), a maior organização do setor de Business Services.
Esta adesão contribui para fortalecer tanto o setor como a economia do país, ao atrair mais investimento estrangeiro e promover a criação de empregos qualificados.
O setor dos Business Services engloba serviços como Tecnologias da Informação, Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Atendimento ao Cliente, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Operações da cadeia de abastecimento, Abastecimento, Administração, Consultoria e Outsourcing, que são essenciais para melhorar a eficiência operacional das organizações e para impulsionar o seu crescimento.
O setor dos Business Services é um dos pilares da economia europeia, com um impacto significativo nas economias nacionais e no orçamento da União Europeia. De acordo com o relatório "ABSL European Business Services Sector 2024", em 2023 o setor foi responsável por 20,4% do PIB da UE-27. Emprega cerca de 31,5 milhões de pessoas na UE-27 e cerca de 40 milhões em toda a Europa (incluindo o Reino Unido, a Suíça e os países do EEE). A reserva de talentos altamente qualificados e diversificados da Europa é essencial para manter operações de valor elevado, promover a inovação e reforçar a competitividade do continente.
Portugal consolida posição no panorama europeu dos Business Services
O setor dos Business Services desempenha um papel vital na promoção da inovação, do crescimento económico e da competitividade dos países europeus. Em Portugal, que se tem vindo a afirmar como destino preferencial para serviços tecnológicos, financeiros e de contabilidade, o setor também contribui para a criação de emprego, especialmente fora dos grandes centros urbanos como Lisboa e Porto.
De acordo com dados da AICEP, existem cerca de 270 centros de Business Services em Portugal, que empregam 93.000 pessoas. O setor tem registado um crescimento notável nos últimos anos, impulsionado pela localização estratégica de Portugal, pela estabilidade política e económica, pelo contexto favorável aos negócios e pela mão-de-obra altamente qualificada.
"Um sistema educativo de elevada qualidade e competências linguísticas avançadas ajudaram Portugal a emergir como um destino privilegiado para investidores e empresas que procuram expandir operações na Europa", afirmou Ricardo Arroja, Presidente da AICEP. "Atualmente, Portugal destaca-se como um dos principais destinos de investimento direto estrangeiro (IDE) na Europa. Nos últimos cinco anos, o país registou a terceira maior taxa de crescimento em projetos de IDE, com um impressionante aumento de 40%", acrescenta Ricardo Arroja.
A integração de Portugal na ABSL
A adesão à ABSL é um marco significativo para o setor português de Business Services, uma vez que reforça a sua relevância no mercado europeu. A ABSL está presente em 11 países da Europa e recentemente expandiu a sua atuação para a Austrália e Nova Zelândia. A ABSL representa uma voz ativa no setor, defendendo os interesses dos seus membros junto dos principais decisores e partes interessadas.
"A entrada de Portugal na família ABSL reforça o nosso compromisso com o crescimento da indústria de serviços empresariais e consolida a nossa posição como a principal associação de serviços empresariais sem fins lucrativos a nível mundial", afirma Jacek Levernes, Presidente da ABSL. "Portugal é um excelente exemplo de um destino com os melhores talentos no setor dos serviços empresariais, que atrai novos investimentos e impulsiona o crescimento. Juntos, continuaremos a aumentar a competitividade de Portugal e da economia europeia, reforçando simultaneamente o setor a nível mundial”.
Frederico Barreto, recentemente nomeado Presidente da ABSL Portugal acrescenta: "Estamos certos de que os nossos membros portugueses, juntamente com os líderes mundiais do setor, desempenharão um papel vital na promoção do crescimento sustentado e do sucesso do setor europeu dos serviços empresariais".
A vantagem competitiva do Porto
O lançamento da ABSL Portugal teve lugar no Porto, esta quinta-feira, dia 7 de novembro, durante o Fórum ABSL "Europe at the Crossroads". Este evento de referência do setor reuniu as principais partes interessadas, investidores e líderes empresariais para discutir as últimas tendências, oportunidades e riscos para o setor, bem como o impacto das mudanças tecnológicas e sociais nas empresas europeias.
"A localização estratégica do Porto no corredor atlântico ocidental da União Europeia, aliada às suas infraestruturas de elevada qualidade e às fortes relações comerciais com diversos países, fazem desta cidade um ponto de convergência ideal para o setor de serviços empresariais", afirma Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto.
O Porto destaca-se de forma consistente nas classificações globais que determinam a atratividade das cidades mais favorecidas pelos investidores internacionais. Em 2024, o Porto ficou classificado em 3.º lugar na categoria de estratégia de IDE - cidade europeia do futuro - no ranking do Financial Times. Também liderou a categoria de melhores competências em inglês no ranking EF Education First 2020.

Voltar
Empresas
Portugal reforça posição no setor europeu dos Business Services
Portugal integrou recentemente a Association of Business Service Leaders (ABSL).
AICEP
08 nov. 2024