A SIBS e o MB WAY marcaram, a partir de Lisboa, a história dos pagamentos europeus com a realização da primeira transferência MB WAY internacional entre o MB WAY, Bizum e BANCOMAT.
Com o objetivo de facilitar pagamentos pan-europeus e promover a interoperabilidade, a SIBS com o MB WAY, em parceria com a BANCOMAT (Itália) e a Bizum (Espanha e Andorra), estabeleceram a interoperabilidade entre os seus serviços e realizaram as primeiras transações de pagamento instantâneas transfronteiriças, tornando mais fácil para os seus utilizadores efetuar pagamentos instantâneos entre pessoas, utilizando apenas o seu dispositivo móvel, a sua solução de pagamentos preferida e as infraestruturas europeias.
O lançamento, acompanhado de uma demonstração realizada na Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, apresentou as primeiras transações reais entre utilizadores MB WAY com utilizadores BANCOMAT e Bizum, através de transferências instantâneas SEPA e com a colaboração de instituições financeiras dos respetivos países.
O projeto EuroPA destaca a importância da interoperabilidade como a solução mais efectiva e de maior potencial na resposta aos objetivos do Eurosistema para pagamentos europeus mais soberanos, seguros e eficientes sobre a infraestrutura e modelo europeu SEPA de pagamentos instantâneos.
Esta evolução do MB WAY, no contexto do projeto EuroPA, incentiva a adoção de transferências instantâneas pan-europeias, permitindo aos utilizadores MB WAY utilizar a sua solução de pagamentos preferida agora também para “Enviar MB WAY” para utilizadores noutros países, a começar por Espanha e Itália. Desta forma, o MB WAY passará a permitir enviar e receber transferências transfronteiriças entre mais de 45 milhões de utilizadores de mais de 182 Instituições financeiras aderentes entre três principais soluções nestes países – MB WAY, Bancomat e Bizum. Além disso, decorrem aproximações com outras soluções que poderão aderir a este projeto e estender o âmbito do projeto EuroPA a outros paises.