Os investimentos franceses em Portugal atingiram no ano passado o valor de 4 mil milhões de euros, representando um crescimento de 15% face ao ano anterior.
A Câmara de Comércio e Indústria Luso- Francesa (CCILF) acaba de celebrar as 30ª edição dos Prémios Luso-Franceses. tendo reunido em Lisboa mais de 220 participantes, recebidos por Fabrice Lachize, Presidente da CCILF e Maria Carmona, administradora da CCILF.
O evento assinalou três décadas dedicadas ao fortalecimento das relações económicas entre a França e Portugal, premiando as empresas francesas e portuguesas que se destacam pelo desempenho e compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
A cerimónia foi presidida pela Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont. O evento contou com a presença de José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, e de Armindo Monteiro, Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.
Nesta edição especial de aniversário, a CCILF reafirmou a o seu compromisso em apoiar as empresas que promovem práticas responsáveis e inovadoras, ajudando a consolidar os laços entre França e Portugal. Este evento distingue as empresas que, pela sua inovação, sustentabilidade e impacto social, contribuem para o desenvolvimento de um futuro mais harmonioso para ambos os países.
Trocas comerciais entre Portugal e França com saldo positivo
As relações comerciais entre Portugal e França têm evoluído de forma consistente ao longo das últimas décadas. Os fluxos de mercadorias entre Portugal e França intensificaram-se, especialmente após a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia em 1986. França é atualmente um dos principais parceiros comerciais de Portugal, destacando-se nas exportações e importações, e a relação comercial entre os dois países reflete o equilíbrio entre sectores tradicionais e modernos.
As exportações portuguesas para França abrangem produtos como máquinas, têxteis, calçado, e vinhos, sendo o país um importante consumidor dos produtos agrícolas e industriais portugueses. Por outro lado, as importações de França incluem veículos, equipamentos tecnológicos, químicos e bens alimentares, o que demonstra a complementaridade entre as economias. A estabilidade das trocas comerciais entre os dois países é também suportada pela partilha de políticas comerciais e regulatórias europeias, o que minimiza barreiras e facilita o comércio.
A equipa da Câmara de Comércio e Indústria Luso Francesa com o Presidente Fabrice Lachize.
EMPRESAS VENCEDORAS
Beatriz Tavares
TROFÉU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2024
twintex
A Twintex é uma Empresa familiar de Confeção de Vestuário de alta qualidade sediada na Aldeia de Joanes (Fundão) e com uma 2- unidade na Zona Industrial do Fundão. A sua data de fundação foi a 24 de setembro de 1979, contando com 45 anos de história e com olhos postos no Futuro. A Twintex é uma Empresa especializada em produções de alta qualidade para Homem e Mulher e os produtos mais produzidos são: blazers, casacos, calças, vestidos e saias. Diariamente são confecionadas mais de 1 200 peças. A Empresa é atualmente certificada com a GOTS, OCS, RWS, RAF e SM ETA reconhecida mundialmente como pioneira de Sustentabilidade na Indústria Têxtil. Visite o nosso site: www.twintex.pt
António Ricardo Oliveira
TROFEU EXPORTAÇÃO 2024
OLI
A OLI - Sistemas Sanitários, S.A., empresa fundada em 1954, em Aveiro, é atualmente líder ibérica na produção de autoclismos. Uma ampla gama de soluções, como placas de comando, autoclismos interiores e exteriores e mecanismos (torneiras de boia e válvulas de descarga) saem diariamente para 80 países dos cinco continentes. Conta, ainda com 5 filiais, em Itália, na Alemanha, na Rússia, na Espanha e desde junho em França. A OLI fechou o ano de 2023 com um volume de negócios de 73 milhões de euros, o que representou um ligeiro decréscimo de 3%, face ao período homólogo. Para 2024, a empresa aspira retomar o crescimento e atingir a fasquia dos 80 milhões de euros no ano em que celebrou também o seu 10- aniversário.
João Loura TROFÉU INOVAÇÃO 2024
PEIXINHOS
Localizada no coração da Ria de Aveiro, a Horta dos Peixinhos é pioneira na produção profissional deSalicórnia em Portugal. ASalicórnia é um excelente substituto natural dosai, com baixas concentrações de sódio (menos 75% de teor em sódio), e possui propriedades anti- inflamatórias, antioxidantes e anti-hipertensivas. Como planta diurética e medicinal, a Salicórnia é rica em vitaminas e minerais, possui características imunoestimulantes e contribui para a prevenção de problemas de hipertensão arterial, podendo ser usada para a medicina, alimentação e cosmética. A Salicórnia é um produto biológico e é notável pela sua sustentabilidade, já que utiliza exclusivamente água salgada para irrigação.
Antoine Maillot TROFÉU INVESTIMENTO 2024
O CATANA GROUP é um grupo totalmente focado na fabricação e venda de catamarãs. Com 5 locais (3 em França, um na Tunísia e um em Portugal), bem como uma base de serviços, o grupo emprega atualmente mais de 1.300 pessoas, todas unidas em torno do projeto da empresa. A CATANA Group Portugal é uma subsidiária 100% do CatanaGroup com o objetivo de construir PowerYachts recreativos multicasco. Com o desenvolvimento da marca e do produto YOT Power Catamarans, a CATANA Group Portugal pretende ser o principal player em Portugal no seu segmento. A CATANA Group Portugal está a investir mais de 40 milhões de euros nos próximos anos na região de Aveiro para construir uma marca, um produto, uma fábrica e uma equipa.
Mais de 15 mil postos de trabalho criados pelo investimento de empresas com capital francês.
França destaca-se como um dos principais investidores em Portugal, contribuindo significativamente para o crescimento económico do país.
Com investimentos concentrados em áreas como a indústria automóvel, o retalho, e o setor energético, as empresas francesas têm vindo a expandir a sua presença em Portugal, atraídas pelo mercado laboral qualificado e pelos incentivos fiscais oferecidos. Este interesse reflete-se no aumento de empregos diretos e indiretos, com grupos como a Renault, a Auchan e a EDP Renováveis a desempenharem papéis relevantes.
Um fator importante que motiva este fluxo é o custo competitivo da mão-de-obra em Portugal, aliado à localização estratégica do país como porta de entrada para o mercado europeu. Estes investimentos têm um impacto positivo na inovação e modernização das infraestruturas locais, reforçando a integração entre os dois países.
DORAS DOS TROFEUS LUSO-FRANCESES 2024
Nádia Cruz TROFÉU LÍNGUA FRANCESA 2024 V WAT1XIS
A Natixis em Portugal é um Centro de Excelência que tem como missão transformar a banca tradicional, desenvolvendo soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo. A Natixis em Portugal integra a divisão Global Financial Services, a componente internacional do Groupe BPCE. O Centro, com sede no Porto, conta atualmente com 2.400 colaboradores de mais de 30 nacionalidades, que formam as equipas de Tecnologias da Informação, Atividades de Suporte à Banca e Compliance e trabalham de forma integrada, inclusiva e transversal, suportando todas as linhas de negócio e plataformas do grupo.
Charles Lambert TROFÉU STARTUP 2024
A CEERCLE desenvolve e comercializa a única oferta completa de compostagem e jardinagem urbana doméstica. Os nossos produtos incluem hortas compostoras ecologicamente concebidas em cerâmica, fáceis de usar e 100% modulares; conjuntos de plantas jovens biológicas e de origem francesa; consumíveis hortícolas; uma interface digital com conselhos para os utilizadores. Em apenas três anos, a empresa conseguiu construir uma comunidade B2C comprometida, que se estende por toda a França e regiões vizinhas, contando atualmente com mais de 3.800 clientes únicos B2C. Para acelerar a adoção de compostores, a CEERCLE está a expandir-se para o B2B no final de 2023, com mais de 550 compostores já vendidos.
Verónica Braz et Miguel Mota TROFÉU DE HONRA 2024
Air France
Air France, uma das maiores companhias aéreas do mundo, faz parte do grupo Air France- KLM e da aliança SkyTeam, oferecendo uma ampla rede de destinos em mais de 180 países. Reconhecida pela qualidade do seu serviço, atende uma clientela diversificada, desde viajantes de negócios a turistas, com um forte compromisso em termos de segurança, conforto e responsabilidade ambiental, visando reduziras emissões de C02 e promover o desenvolvimento sustentável. Em Portugal, a Air France assegura ligações regulares entre as principais cidades, como Lisboa, Porto e Faro, e diversos hubs internacionais via o aeroporto de Paris-Charles de Gaulle.
Jeremy Dubois
TROFEU JURI 2024
pronal
Com 63 anos de experiência e 160 colaboradores, o Grupo Pronal atinge 22 milhões de euros de volume de negócios em 2023,65% dos quais exportados para mais de 100 países no mundo. A Pronal projeta, fabrica, instala, distribui e mantém soluções flexíveis padrão, personalizadas e prontas para uso baseadas em elastômeros através de seu know-how, como vulcanização a quente a vácuo, colagem e soldagem de alta frequência, bem como soldagem a ar quente. Suas soluções possibilitam levantar, armazenar, vedar ou proteger em diversos mercados, incluindo indústria, energia, defesa e meio ambiente. A Pronal conta com duas unidades de produção, no Norte de França em Leers, a segunda em Ajustrel em Portugal, e escritórios comerciais nos Estados Unidos, Malásia e China.
Pedro Mendonça
TROFÉU MARCA FRANCESA 2024
A Bonduelle é uma líder mundial no setor de vegetais prontos a consumir, com um volume de negócios de 1,767 mil milhões de euros e cerca de 9.000 colaboradores distribuídos por 18 países. A sua organização está dividida em dois poios geográficos (Europa e Fora da Europa) e quatro divisões, incluindo a Bonduelle Europe Long Life e a Bonduelle Fresh Europe. A Bonduelle baseia- se em quatro marcas principais, entre as quais Bonduelle, Cassegrain e Artic Garden, destacando-se pela inovação na conservação e diversificação dos seus produtos. Com valores assentes na sustentabilidade, a empresa direciona as suas ações para a produção sustentável, o bem-estar e a qualidade nutricional.
A Câmara de Comércio e Indústria Luso- Francesa (CCILF) acaba de celebrar as 30ª edição dos Prémios Luso-Franceses. tendo reunido em Lisboa mais de 220 participantes, recebidos por Fabrice Lachize, Presidente da CCILF e Maria Carmona, administradora da CCILF.
O evento assinalou três décadas dedicadas ao fortalecimento das relações económicas entre a França e Portugal, premiando as empresas francesas e portuguesas que se destacam pelo desempenho e compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
A cerimónia foi presidida pela Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont. O evento contou com a presença de José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, e de Armindo Monteiro, Presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal.
Nesta edição especial de aniversário, a CCILF reafirmou a o seu compromisso em apoiar as empresas que promovem práticas responsáveis e inovadoras, ajudando a consolidar os laços entre França e Portugal. Este evento distingue as empresas que, pela sua inovação, sustentabilidade e impacto social, contribuem para o desenvolvimento de um futuro mais harmonioso para ambos os países.
Trocas comerciais entre Portugal e França com saldo positivo
As relações comerciais entre Portugal e França têm evoluído de forma consistente ao longo das últimas décadas. Os fluxos de mercadorias entre Portugal e França intensificaram-se, especialmente após a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia em 1986. França é atualmente um dos principais parceiros comerciais de Portugal, destacando-se nas exportações e importações, e a relação comercial entre os dois países reflete o equilíbrio entre sectores tradicionais e modernos.
As exportações portuguesas para França abrangem produtos como máquinas, têxteis, calçado, e vinhos, sendo o país um importante consumidor dos produtos agrícolas e industriais portugueses. Por outro lado, as importações de França incluem veículos, equipamentos tecnológicos, químicos e bens alimentares, o que demonstra a complementaridade entre as economias. A estabilidade das trocas comerciais entre os dois países é também suportada pela partilha de políticas comerciais e regulatórias europeias, o que minimiza barreiras e facilita o comércio.
A equipa da Câmara de Comércio e Indústria Luso Francesa com o Presidente Fabrice Lachize.
EMPRESAS VENCEDORAS
Beatriz Tavares
TROFÉU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2024
twintex
A Twintex é uma Empresa familiar de Confeção de Vestuário de alta qualidade sediada na Aldeia de Joanes (Fundão) e com uma 2- unidade na Zona Industrial do Fundão. A sua data de fundação foi a 24 de setembro de 1979, contando com 45 anos de história e com olhos postos no Futuro. A Twintex é uma Empresa especializada em produções de alta qualidade para Homem e Mulher e os produtos mais produzidos são: blazers, casacos, calças, vestidos e saias. Diariamente são confecionadas mais de 1 200 peças. A Empresa é atualmente certificada com a GOTS, OCS, RWS, RAF e SM ETA reconhecida mundialmente como pioneira de Sustentabilidade na Indústria Têxtil. Visite o nosso site: www.twintex.pt
António Ricardo Oliveira
TROFEU EXPORTAÇÃO 2024
OLI
A OLI - Sistemas Sanitários, S.A., empresa fundada em 1954, em Aveiro, é atualmente líder ibérica na produção de autoclismos. Uma ampla gama de soluções, como placas de comando, autoclismos interiores e exteriores e mecanismos (torneiras de boia e válvulas de descarga) saem diariamente para 80 países dos cinco continentes. Conta, ainda com 5 filiais, em Itália, na Alemanha, na Rússia, na Espanha e desde junho em França. A OLI fechou o ano de 2023 com um volume de negócios de 73 milhões de euros, o que representou um ligeiro decréscimo de 3%, face ao período homólogo. Para 2024, a empresa aspira retomar o crescimento e atingir a fasquia dos 80 milhões de euros no ano em que celebrou também o seu 10- aniversário.
João Loura TROFÉU INOVAÇÃO 2024
PEIXINHOS
Localizada no coração da Ria de Aveiro, a Horta dos Peixinhos é pioneira na produção profissional deSalicórnia em Portugal. ASalicórnia é um excelente substituto natural dosai, com baixas concentrações de sódio (menos 75% de teor em sódio), e possui propriedades anti- inflamatórias, antioxidantes e anti-hipertensivas. Como planta diurética e medicinal, a Salicórnia é rica em vitaminas e minerais, possui características imunoestimulantes e contribui para a prevenção de problemas de hipertensão arterial, podendo ser usada para a medicina, alimentação e cosmética. A Salicórnia é um produto biológico e é notável pela sua sustentabilidade, já que utiliza exclusivamente água salgada para irrigação.
Antoine Maillot TROFÉU INVESTIMENTO 2024
O CATANA GROUP é um grupo totalmente focado na fabricação e venda de catamarãs. Com 5 locais (3 em França, um na Tunísia e um em Portugal), bem como uma base de serviços, o grupo emprega atualmente mais de 1.300 pessoas, todas unidas em torno do projeto da empresa. A CATANA Group Portugal é uma subsidiária 100% do CatanaGroup com o objetivo de construir PowerYachts recreativos multicasco. Com o desenvolvimento da marca e do produto YOT Power Catamarans, a CATANA Group Portugal pretende ser o principal player em Portugal no seu segmento. A CATANA Group Portugal está a investir mais de 40 milhões de euros nos próximos anos na região de Aveiro para construir uma marca, um produto, uma fábrica e uma equipa.
Mais de 15 mil postos de trabalho criados pelo investimento de empresas com capital francês.
França destaca-se como um dos principais investidores em Portugal, contribuindo significativamente para o crescimento económico do país.
Com investimentos concentrados em áreas como a indústria automóvel, o retalho, e o setor energético, as empresas francesas têm vindo a expandir a sua presença em Portugal, atraídas pelo mercado laboral qualificado e pelos incentivos fiscais oferecidos. Este interesse reflete-se no aumento de empregos diretos e indiretos, com grupos como a Renault, a Auchan e a EDP Renováveis a desempenharem papéis relevantes.
Um fator importante que motiva este fluxo é o custo competitivo da mão-de-obra em Portugal, aliado à localização estratégica do país como porta de entrada para o mercado europeu. Estes investimentos têm um impacto positivo na inovação e modernização das infraestruturas locais, reforçando a integração entre os dois países.
DORAS DOS TROFEUS LUSO-FRANCESES 2024
Nádia Cruz TROFÉU LÍNGUA FRANCESA 2024 V WAT1XIS
A Natixis em Portugal é um Centro de Excelência que tem como missão transformar a banca tradicional, desenvolvendo soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo. A Natixis em Portugal integra a divisão Global Financial Services, a componente internacional do Groupe BPCE. O Centro, com sede no Porto, conta atualmente com 2.400 colaboradores de mais de 30 nacionalidades, que formam as equipas de Tecnologias da Informação, Atividades de Suporte à Banca e Compliance e trabalham de forma integrada, inclusiva e transversal, suportando todas as linhas de negócio e plataformas do grupo.
Charles Lambert TROFÉU STARTUP 2024
A CEERCLE desenvolve e comercializa a única oferta completa de compostagem e jardinagem urbana doméstica. Os nossos produtos incluem hortas compostoras ecologicamente concebidas em cerâmica, fáceis de usar e 100% modulares; conjuntos de plantas jovens biológicas e de origem francesa; consumíveis hortícolas; uma interface digital com conselhos para os utilizadores. Em apenas três anos, a empresa conseguiu construir uma comunidade B2C comprometida, que se estende por toda a França e regiões vizinhas, contando atualmente com mais de 3.800 clientes únicos B2C. Para acelerar a adoção de compostores, a CEERCLE está a expandir-se para o B2B no final de 2023, com mais de 550 compostores já vendidos.
Verónica Braz et Miguel Mota TROFÉU DE HONRA 2024
Air France
Air France, uma das maiores companhias aéreas do mundo, faz parte do grupo Air France- KLM e da aliança SkyTeam, oferecendo uma ampla rede de destinos em mais de 180 países. Reconhecida pela qualidade do seu serviço, atende uma clientela diversificada, desde viajantes de negócios a turistas, com um forte compromisso em termos de segurança, conforto e responsabilidade ambiental, visando reduziras emissões de C02 e promover o desenvolvimento sustentável. Em Portugal, a Air France assegura ligações regulares entre as principais cidades, como Lisboa, Porto e Faro, e diversos hubs internacionais via o aeroporto de Paris-Charles de Gaulle.
Jeremy Dubois
TROFEU JURI 2024
pronal
Com 63 anos de experiência e 160 colaboradores, o Grupo Pronal atinge 22 milhões de euros de volume de negócios em 2023,65% dos quais exportados para mais de 100 países no mundo. A Pronal projeta, fabrica, instala, distribui e mantém soluções flexíveis padrão, personalizadas e prontas para uso baseadas em elastômeros através de seu know-how, como vulcanização a quente a vácuo, colagem e soldagem de alta frequência, bem como soldagem a ar quente. Suas soluções possibilitam levantar, armazenar, vedar ou proteger em diversos mercados, incluindo indústria, energia, defesa e meio ambiente. A Pronal conta com duas unidades de produção, no Norte de França em Leers, a segunda em Ajustrel em Portugal, e escritórios comerciais nos Estados Unidos, Malásia e China.
Pedro Mendonça
TROFÉU MARCA FRANCESA 2024
A Bonduelle é uma líder mundial no setor de vegetais prontos a consumir, com um volume de negócios de 1,767 mil milhões de euros e cerca de 9.000 colaboradores distribuídos por 18 países. A sua organização está dividida em dois poios geográficos (Europa e Fora da Europa) e quatro divisões, incluindo a Bonduelle Europe Long Life e a Bonduelle Fresh Europe. A Bonduelle baseia- se em quatro marcas principais, entre as quais Bonduelle, Cassegrain e Artic Garden, destacando-se pela inovação na conservação e diversificação dos seus produtos. Com valores assentes na sustentabilidade, a empresa direciona as suas ações para a produção sustentável, o bem-estar e a qualidade nutricional.