RETALHO. Em cinco anos, a quota das marcas próprias da distribuição passou de 32% para mais de 45% do mercado, à boleia de insígnias como a Mercadona. Marcas de fabricantes começam a recuperar, mas pouco.
As vendas de bens de grande consumo estão a crescer 4,8%, atingindo um valor acumulado de 11,2 mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Destes, 45,7% são artigos de marca própria da distribuição, as vulgarmente designadas por marcas ‘brancas’. E embora as marcas de fabricante comecem a dar sinais de alguma recuperação, em cinco anos, diz a Centromarca, perderam 13 pontos percentuais para as marcas da distribuição, correspondentes a dois mil milhões de euros.
A conta é simples de fazer. Há cinco anos, as chamadas marcas ‘brancas’ pesavam 32% do mercado, correspondentes a cerca de 5,6 mil milhões de euros, hoje estão acima dos 45%, ou seja, mais de 7,8 mil milhões.
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Comércio
Crescimento marcas ‘brancas’ retirou milhões às de fabricante
A quota das marcas próprias da distribuição passou de 32% para mais de 45% do mercado.
Ilídia Pinto, Dinheiro Vivo
08 nov. 2024
Imprensa Nacional