Conta ainda, pelo segundo ano consecutivo, com a representação de Portugal, depois de uma parceria exclusiva, firmada entre o Guia Peñin e a Revista de Vinhos, para a promoção conjunta dos vinhos ibéricos nos mercados de influência e que promete crescimento e visibilidade para ambas as partes.
Este ano, a representação de Portugal fez-se através da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, nomeadamente através da presença de uma dezena de produtores - Adega Ponte de Lima, Aveleda, Barcos Wines, Casa de Vila Verde, Cazas Novas, Quinta d'Amares, Quinta da Raza, Quintas do Homem e Vercoope - e de uma masterclass temática, "A diversidade e a expressão de um terroir", conduzida pela nova embaixadora da região no México, a sommelier Claudia Juárez. O evento foi um sucesso, com a participação total de um total de 70 produtores e com um número recorde de visitantes, ultrapassando os 700 profissionais.
Mercado cresce a dois dígitos
Já no dia anterior, a 22 de maio, no hotel Andaz Condesa, a Região Demarcada dos Vinhos Verdes concluiu com sucesso o primeiro evento confiado pela Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes (CVRVV) à Essência Company. A ação, marcada pela qualidade dos produtores e dos vinhos apresentados, superou as expetativas, registando a participação de um número de profissionais muito acima do esperado.
Também aqui a embaixadora Claudia Juárez orientou uma masterclass temática, sob o terroir e as castas autóctones dos Vinhos Verdes, seguida de uma prova livre com a presença de produtores para a apresentação de variados estilos e marcas, na busca de importadores ou aumento de quotas de mercado. Cumpriu-se, deste modo também, aquele que tem sido um dos maiores objetivos da CVRVV com este plano de ações de promoção por terras mexicanas, o de mostrar a diversidade e unicidade de uma região, que conta com vinhos leves e frescos mas também com capacidade de envelhecimento e harmonização.
Recorde-se que o mercado mexicano tem tido uma tendência consistente de crescimento nos últimos quatro anos para os Vinhos Verdes. Os produtores têm sabido ler estes números e estatísticas e a adesão a este tipo de ações tem crescido na mesma proporção.
Como termo de comparação, em 2020 as exportações para o México de Vinho Verde cifravam-se nos 65 mil litros em volume e cerca de 190 mil euros. Em 2023, o volume subiu para 135 mil litros e em valor para perto dos 450 mil euros.