Fundada em 2002 pelo empresário Ivo Yves Vieira, que já tinha deixado a sua marca com o projeto PoSAT-1 (o primeiro satélite português), a LusoSpace tornou-se o primeiro farol de Portugal na florescente indústria espacial global.
A história da LusoSpace é um testemunho do seu espírito pioneiro e da busca incessante pela excelência. Com mais de 20 engenheiros, a LusoSpace cresceu em capacidade, desenvolvendo novas tecnologias de ponta, como a fotónica para aplicações espaciais e magnetómetros desmistificáveis, novos sistemas óticos e comunicações por laser que se tornaram cruciais nas modernas operações terrestres e por satélite.
Seguindo as normas da Agência Espacial Europeia (ESA), a LusoSpace oferece magnetómetros digitais e analógicos, magnetómetros (AOCS), comunicações óticas (Laser heads), simuladores solares e optoelectrónica, que são sistemas de medição e controlo da estabilidade do laser em frequência e potência de saída. Em termos de serviços, a LusoSpace oferece Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (XR), incluindo um estudo concetual de um Head- -Mounted Display para astronautas. Fornece também sistemas em tempo real para ajudar equipas de engenharia multidisciplinares em atividades simultâneas.